Nota de falecimento: ECBC Fernando Luiz Barroso

O Colégio Brasileiro de Cirurgiões comunica, com pesar, o falecimento “do membro Emérito Fernando Luiz Barroso, aos 83 anos.

O velório será realizado amanhã, 15 de setembro, a partir das 9h, na Capela 1 do Memorial do Carmo, no  bairro do Caju, no Rio de Janeiro, com cerimônia de cremação às 15h.

A Missa  de 7º dia foi marcada para o dia 20 de setembro,às 18.30 hs na Igreja Nossa Senhora da  Paz, em Ipanema.

“O CBC recebe e lamenta profundamente a notícia do falecimento do Prof. Fernando Luiz Barroso,ECBC, nesta manhã.  Pioneiro da Cirurgia Bariátrica no País, além de sua imensa contribuição na Cirurgia Geral e Digestiva merecendo o respeito e a tristeza por todos os seus pares. Nossas condolências à sua família”, comentou em nota oficial de todo o Diretório Nacional do CBC, o presidente Savino Gasparini.

Além do CBC, o ECBC Fernado Luiz Barroso foi membro também do Colégio Americano de Cirurgiões e de outras sociedades médicas e membro fundador  da Sociedade Brasileira de Cirurgia Metabólica e Bariátrica e do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva ( CBCD).

Durante sua carreira de cerca de 60 anos na medicina, atuou em diversas instituições de saúde do Rio de Janeiro, foi chefe do Serviço de Cirurgia do Hospital de Ipanema e Hospital Miguel Couto, ambos na Zona Sul da cidade.

Membro do CBC desde 1968, participou do Diretório Nacional em três gestões como Vice-Presidente do Núcleo Central.

Em 2010, foi agraciado com o Prêmio Colégio Brasileiro de Cirurgiões,  concedido anualmente ao  cirurgião brasileiro que, pelo acervo de atividades e trabalhos, tenha contribuído decisivamente, quando em atividade profissional, para o desenvolvimento e progresso da cirurgia brasileira.

O Boletim do CBC, na primeira edição de 2011, fez um ampla cobertura da Sessão Solene, com destaque na primeira página.

 

 

O ECBC Fernando Barroso ao lado dos colegas Fernando Paes Leme e Guilherme Eurico Bastos Cunha

Na solenidade, realizada no dia 10 de dezembro de 2010, no centro de Convenções do CBC, o ECBC Guilherme Eurico Bastos Cunhas fez o discurso de saudação e a premiação e o diploma foram entregues pelo TCBC Gaspar de Jesus Lopes Filho ( presidente do CBC na gestão 2010/2011) e o  1º vice-presidente ECBC Armando de Oliveira e Silva.