Prova do Título de Especialista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões incorpora a prova prática com estações simuladas na sua segunda fase, a partir da edição de 2022

O primeiro concurso da prova do Título de Especialista do CBC foi realizado em 1971, tendo apenas a fase escrita com testes de múltipla escolha. A partir do 13° Concurso, realizado em 1988, foi incluída a Prova Oral no processo de avaliação como uma segunda fase para os candidatos aprovados na prova escrita.

Os certificados passaram a ser conferidos pela Associação Médica Brasileira (AMB), a partir de 1991, após o convênio CBC/AMB.

A Comissão do Título de Especialista (COTECIG) do CBC vem aprimorando seu processo de avaliação a cada ano, tanto da primeira fase (escrita) utilizando encomendas específicas de questões aos professores convidados quanto da segunda fase (oral) com a maior utilização de imagens de casos clínicos para interpretação e tomada de decisões diagnósticas e terapêuticas pelos candidatos.

Mais um importante passo foi dado no processo de avaliação qualificada dos candidatos ao Título de Especialista do CBC, com a inserção de prova prática com uso de estações simuladas na segunda fase, complementando a prova oral.

Dessa forma, para finalizar a segunda fase da prova prática do Título de Especialista em Cirurgia Geral do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) da edição de 2022, no dia 26/03/2023 (domingo), os 131 candidatos aprovados na primeira fase e presentes realizaram a prova oral no Hotel Windsor Flórida (bairro do Flamengo) e a prova simulada nas dependências do prédio do CBC (bairro do Botafogo), divididos em grupos que rodiziaram as provas nos dois locais, com atividades das 8:30 às 19 horas.

Os candidatos foram informados por e-mail que a prova simulada teria 4 estações, sendo avisados que cada estação teria diferentes tarefas para averiguação das competências que necessitam ser demonstradas para terem o Título de Especialista do CBC, com duração de tempo variável (10 a 20 minutos), de acordo com os objetivos de avaliação. A primeira estação simulada foi sobre técnica cirúrgica, a segunda sobre o atendimento a um caso clínico cirúrgico com paciente simulado e a terceira sobre videocirurgia. A quarta estação simulada seria online e foi disponibilizada a plataforma digital para que todos conhecessem previamente o modelo das duas estações simuladas online para saberem como funciona e como se comportar durante este tipo de avaliação.

Logo antes da realização da prova simulada, já com os candidatos identificados e sem acesso ao telefone celular, foi feita uma apresentação (pré-briefing) sobre o comportamento necessário durante as estações simuladas (Figura 1), explicando que todas as informações necessárias estavam disponíveis: instruções do cenário simulado, definição da(s) tarefa(s), tempo de execução de cada estação, avaliador interno com checklist informatizado e paciente simulado (na estação de atendimento ao caso clínico). Foi reforçado que numa prova prática simulada, somente é possível avaliar o que é verbalizado e/ou demonstrado pelo candidato.

Figura 1: Apresentação (pré-briefing) para os candidatos sobre o comportamento, informações e temas das quatro estações simuladas.

Também foram mostrados quais seriam os temas das quatro estações simuladas:

  • ESTAÇÃO 1 – Técnica cirúrgica – realização de anastomose intestinal látero-lateral (10 minutos) – Figura 2.
  • ESTAÇÃO 2 – Caso simulado presencial de obstrução intestinal devido a tumor da transição retossigmóide, com paciente simulado (10 minutos) – Figura 3.
  • ESTAÇÃO 3 – Técnica de videocirurgia – realização de quatro exercícios em caixa preta (10 minutos) – Figura 4.
  • ESTAÇÃO 4 – Caso simulado online de atendimento ao paciente traumatizado grave com vídeo previamente gravado com enfermeiro simulado que ajudou o(a) candidato(a) médico(a) (20 minutos) – Figura 5.

Figura 2: Candidata realizando a estação simulada de anastomose, mostrando as instruções do caso clínico em folha fixa na mesa, e informando também que todos deviam se considerar com paramentação cirúrgica completa.

Figura 3: Candidato sendo identificado pelo avaliador com checklist online realizando a estação simulada de atendimento à um caso clínico de obstrução intestinal e realizando a anamnese e exame físico no paciente simulado (com script específico).

Figura 4: Candidatos realizando os quatro exercícios simulados previstos para a estação de videocirurgia.

Figura 5: Candidatos realizando a estação simulada online de atendimento ao paciente traumatizado grave, ouvindo o vídeo pré-gravado e respondendo às dúvidas do enfermeiro simulado para tomarem as decisões diagnósticas e terapêuticas necessárias.

Nas três primeiras estações simuladas, os avaliadores estavam presenciais e na quarta estação foram convidados 60 avaliadores (membros do CBC com título de especialista) de todo o país.

A COTECIG vai continuar o aprimoramento do processo de avaliação das duas fases da prova do Título de Especialista em Cirurgia Geral do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) nas próximas edições.