Cirurgia

Informe semanal “Ciência em Dia”

INFORME 32: Colecistectomia laparoscópica realizada por residentes de cirurgia geral. É seguro? Quanto custa? Os autores do presente trabalho discutem a realização de colecistectomia videolaparoscópica por residentes, mostrando que é absolutamente segura, mesmo nos primeiros anos de formação. Contudo, custo adicional de cerca de 10% foi observado. Vale a leitura! JORGE HENRIQUE BENTO DE SOUSA FRANCISCO TUSTUMI TCBC-SP MILTON… Ler mais »

Natal CBC 2020 – Aos 88 anos, a cirurgiã Angelita Habr-Gama conta sua experiência com a COVID-19

Além de quebrar paradigmas na vida pessoal e profissional, sendo a primeira mulher residente de cirurgia do Hospital das Clínicas da USP, a coloproctologista  comemora a vitória contra a doença A série de homenagens do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) aos médicos cirurgiões  curados após serem infectados pelo novo coronavírus traz uma personagem especial: a… Ler mais »

Café da Justiça – Retrospectiva 2020

No último “Café” do ano, os participantes tiraram  um tempo para relembrar os encontros e debates que este projeto proporcionou Definitivamente o ano de 2020 certamente será um marco na nossa história. E, conforme o fim dele se aproxima, é natural que revisitemos os inúmeros acontecimentos pelos quais passamos. Foi com esse espírito reflexivo que… Ler mais »

Concurso para Título de Especialista em Cirurgia Geral 2021 – inscrições abertas até 01/11

EDITAIS  O Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), de acordo com as normas do convênio com a Associação Médica Brasileira (AMB), comunica aos interessados que as inscrições para o Exame de 2021 encontram-se abertas até o dia 01 de novembro de 2021. Confira o Edital! Informações: E-mail: concurso@cbc.org.br Telefones: (21) 2138-0672 / 99263-7400 Comissão do Título… Ler mais »