Café da Justiça – Retrospectiva 2020

No último “Café” do ano, os participantes tiraram  um tempo para relembrar os encontros e debates que este projeto proporcionou

Definitivamente o ano de 2020 certamente será um marco na nossa história. E, conforme o fim dele se aproxima, é natural que revisitemos os inúmeros acontecimentos pelos quais passamos. Foi com esse espírito reflexivo que aconteceu o último Café da Justiça do Ano, na última terça-feira (01). O encontro contou com as presenças dos doutores Paulo Roberto Corsi, coordenador da comissão de ensino do CBC, e Renato Melo, professor associado do departamento de cirurgia da Universidade Federal de Goiânia, além de António Ferreira Couto, consultor jurídico do CBC. A moderação ficou por conta do Dr. Leonardo Emílio, vice-presidente setorial do CBC de Goiânia.

O Dr. António abriu o evento destacando o caráter informativo do “Café” e recordando convidados e temas que foram discutidos. O advogado ressaltou as habilidades dos doutores Renato e Leonardo na condução das discussões e destacou como os debates deste encontro semanal são benéficos para a medicina. “São observações oportunas que estamos tentando trazer, para que tenhamos dias melhores, pois se você tratar melhor o seu médico, você está tratando melhor de você (mesmo)”, completou.

Já o Dr. Paulo Corsi agradeceu ao Dr. Leonardo por desenvolver o Café da Justiça. Segundo ele, o projeto levanta debates que muitas vezes não são abordados nas escolas de medicina. “O Café da Justiça cumpre parte do papel, que é a missão mais nobre do CBC, a reciclagem e a formação médica de qualidade”, afirmou.

Para o Dr. Leonardo a profundidade e a riqueza dos debates feitos no “Café” se devem ao fato de o projeto sempre buscar diversos pontos de vista, respeitando a opinião do próximo. “O “Café” é um debate político, democrático, entre amigos, mas com muita profundidade e que vai continuar no ano que vem, com muita coisa boa”, enfatizou.

E a riqueza dessa conversas é tamanha, que já teve repercussões práticas na vida profissional do Dr. Renato, que já mudou um comportamento no trabalho, como ele relatou no encontro. “Hoje eu adoto o termo de consentimento antes da cirurgia com convicção de que ele nada mais é que a tradução daquilo que eu conversei com meu paciente. […] Eu converso o que é o processo do atendimento, da cirurgia, do que pode ou não acontecer…”, contou.

Além da retrospectiva, esse último debate do Café da Justiça foi um momento de reflexão sobre as relações entre médico e paciente, honorários, preparação e ensino de cirurgia. O Dr. Paulo Corsi aproveitou também para recordar sobre como o CBC, em especial a comissão de ensino, precisou se adaptar rapidamente às mudanças impostas pela pandemia da Covid-19.

Os participantes refletiram também sobre qual deve ser o futuro do projeto e como ele pode evoluir a partir do seu retorno, em fevereiro de 2021.

Ficou curioso para saber mais como foi este e os demais encontros do Café da Justiça em 2020? As lives segues disponíveis no nosso canal do Youtube.

Clique aqui assista a última na íntegra!

Até a próxima temporada!