cirurgioes

CBC na mídia: reportagem de TV sobre as cirurgias eletivas

Presidente do CBC explicou os cuidados na retomada das cirurgias eletivas  As cirurgias eletivas tiveram uma queda de 40% em todo o país durante a pandemia do Covid-19, como demonstra a reportagem do telejornal HOJE, da TV Globo, exibida no dia 11/10, com a participação do presidente do CBC, Luiz Carlos Von Bahten.   Veja… Ler mais »

Diretrizes de certificação em cirurgia robótica

CBC  produziu uma minuta com os modelos de critério e fluxo de formação da Cirurgia Robótica. Durante os últimos seis meses, a Comissão de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica do Colégio Brasileiro de Cirurgiões  produziu uma minuta com os modelos de critério e fluxo de formação da Cirurgia Robótica. Esta minuta foi apresentada e discutida em… Ler mais »

Dois cirurgiões tenores

Da mesma forma, no teatro cirúrgico, há distintos papeis para cirurgiões afinados. Hartmann e Savino foram grandes tenores da cirurgia, cada um ao seu tempo e ao seu modo.

CBC concluiu os três ciclos de debates sobre Cirurgia Robótica

Como resultado deste ciclo foi gerado um documento a ser encaminhado por todas as especialidades signatárias à Associação Médica Brasileira (AMB) e o Conselho Federal de Medicina (CFM). Nos últimos 6 meses, a Comissão de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica do CBC estabeleceu a interlocução com as diferentes entidades que utilizam esta modalidade de abordagem… Ler mais »

Cirurgias urgentes caíram 60% durante pandemia

Os dados foram apresentados durante evento da ANM As cirurgias de urgência tiveram uma queda de 60% no país durante a pandemia de Covid-19, enquanto a taxa de mortalidade nesses procedimentos subiu de 5,2% para 6,9%, num salto de 30%, em comparação ao mesmo período de 2019. Em Manaus, as cirurgias de urgência caíram 50%,… Ler mais »

Revista CBC publica Nota Técnica: “Os cirurgiões e a pandemia do COVID-19”

A Revista CBC publicou Nota Técnica explicando para os cirurgiões, profissionais da saúde em geral e pacientes,  a importância da  orientação para a suspensão temporária das cirurgias eletivas, em função da pandemia do novo Coronavírus. Confira o artigo na íntegra no site da Revista CBC.   http://revistadocbc.org.br/

PARCERIA CBC/Baxter para o Gerenciamento do sangramento através do Vibe Scale

A Vibe Scale é a primeira escala validada por cirurgiões e aceita pelo FDA, que foi desenvolvida para avaliação consistente e confiável do grau do sangramento intraoperatório. Em colaboração com o Colégio Brasileiro de Cirurgiões, deste 2017 a Baxter vem desenvolvendo atividades de educação médica continuada visando aprimorar o conhecimento dos cirurgiões em gerenciamento do… Ler mais »