CBC concluiu os três ciclos de debates sobre Cirurgia Robótica

Como resultado deste ciclo foi gerado um documento a ser encaminhado por todas as especialidades signatárias à Associação Médica Brasileira (AMB) e o Conselho Federal de Medicina (CFM).

Nos últimos 6 meses, a Comissão de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica do CBC estabeleceu a interlocução com as diferentes entidades que utilizam esta modalidade de abordagem cirúrgica. Para ampliar o debate, programou três ciclos de webinars nos meses de julho e agosto deste ano.

Como resultado deste ciclo foi gerado um documento a ser encaminhado por todas as especialidades signatárias à Associação Médica Brasileira (AMB) e o Conselho Federal de Medicina (CFM). Segundo o presidente da Comissão de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica do CBC, Flávio Tomasich, no documento as especialidades reconhecem um fluxo único no processo de formação do cirurgião robótico e definem critérios para conclusão de cada etapa. “Este documento tem uma característica muito importante, que é a preservação das peculiaridades inerentes a cada especialidade. Preservando sua individualidade e autonomia”, explica.

Temas dos ciclos de debates

No primeiro, que aconteceu no dia 20 de julho, foi abordado o estado da modalidade no país, com a apresentação dos resultados do inquérito nacional realizado pelo CBC sobre o momento da Cirurgia Robótica. No segundo, realizado no dia 3 de agosto, teve uma característica educacional, abordando o processo de treinamento até a certificação, além dos modelos de ensino da Cirurgia Robótica foram exaustivamente debatidos.

No terceiro e último, realizado no dia 17 de agosto, foi promovido um simpósio com a participação de todas as especialidades Cirúrgicas que na atualidade utilizam a plataforma robótica. ‘Claramente este último encontro representa uma etapa estruturante da prática da Cirurgia Robótica no Brasil. Através deste evento, a comunidade Robótica, debateu o alinhamento dos critérios fundamentais para a certificação em Cirurgia Robótica”, comentou o TCBC Flávio Tomasich.

Agradecimento às  sociedades cirúrgicas

“A Comissão de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica do CBC agradece a participação das Especialidades Cirúrgicas neste ciclo de trabalho, onde tratamos do alinhamento dos critérios para certificação em Cirurgia Robótica.  Gostaríamos de dividir as manifestações de elogios em relação ao simpósio, com todas as especialidades participantes, e muito especialmente com seus representantes.

As importantes e precisas contribuições dos participantes abrilhantaram o debate, que, em alto nível delineou os caminhos da modalidade. O debate transcorreu em ambiente de colaboração permanente, como é característica da prática da Cirurgia Robótica. Desta maneira asseguramos aos pacientes qualidade e segurança no seu tratamento cirúrgico. E aos nossos colegas cirurgiões a possibilidades de trilhar um caminho de aprendizado e adaptação a modalidade, sempre amparados por um entorno colaborativo e agradável. E isto só é possível, pois existem colegas como vocês com experiência e muita boa vontade de colaborar com o desenvolvimento da Cirurgia Robótica.

Foi um privilégio poder dividir nossos anseios e dificuldades com a comunidade Robótica neste ciclo de encontros.

Agradecemos a todos a participação.

Comissão de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica do CBC

TCBC Flavio Daniel Saavedra Tomasich

TCBC Armando Melani

TCBC Bruno Zilberstein

TCBC Dyego Benevenuto

TCBC Leandro Totti Cavazzola

TCBC Miguel Nácul

TCBC Raphael Araujo

TCBC Rubens Sallum

TCBC Samuel Aguiar Jr.