COVID-19

CBC participa da elaboração das Diretrizes da Atenção Especializada no Contexto da Pandemia de COVID-19

O CBC participou da elaboração das Diretrizes da Atenção Especializada no Contexto da Pandemia de COVID-19 do Ministério da Saúde, na categoria colaborador. Cirurgias eletivas, transplantes de órgãos e tecidos, hemoterapia e hematologia e cuidados à pessoa com deficiência estão entre os assuntos abordados no documento. Leia a íntegra das Diretrizes da Atenção Especializada no… Ler mais »

Webinar do CBC e Felac: Cirurgiões latinos debatem os impactos da pandemia no treinamento de residentes

O último Webinar CBC, foi realizado em parceria com a Federação Latinoamericana de Cirurgia (Felac), na segunda-feira (03/05), nas nossas redes sociais. O encontro reuniu médicos do Brasil, Uruguai, Argentina, Paraguai, Chile e México, para debater o impacto da pandemia de covid-19 no treinamento de cirurgiões latinos. O evento online foi coordenado pelo cirurgião uruguaio… Ler mais »

AMB divulga novo boletim sobre a Covid-19

A Associação Médica Brasileira (AMB) divulgou o Boletim 03/2021 do Comitê Extraordinário de Monitoramento Covid-19 (CEM COVID_AMB). O CEM COVID_AMB destacou que o quadro ainda é preocupante, mas constatou que os indicadores da doença permaneceram em estabilidade nos últimos dias – o que a entidade traduz em “alguma esperança de desaceleração do número de novos casos… Ler mais »

CBC participa de elaboração de Nota Técnica da Anvisa sobre COVID-19

O CBC participou da elaboração da nota técnica da Anvisa nº06/2020, revisada nesta terça-feira (30/03), sobre orientações para a prevenção e o controle das infecções pelo novo coronavírus em procedimentos cirúrgicos. Também foram abordadas questões relacionadas à saúde dos profissionais. A adoção de medidas individuais de proteção e cuidados relativos à saúde mental da equipe… Ler mais »

CBC cumprimenta o novo Ministro da Saúde

O presidente nacional do CBC, o TCBC Luiz Carlos Von Bahten, enviou nesta terça-feira (16/03) uma nota cumprimentando e desejando êxito ao novo Ministro da Saúde, o Dr. Marcelo Queiroga. “Expressamos nossa expectativa de que a manutenção de parâmetros científicos continue a nortear as ações de saúde pública no combate à pandemia”, disse Von Bahten… Ler mais »

Cirurgias urgentes caíram 60% durante pandemia

Os dados foram apresentados durante evento da ANM As cirurgias de urgência tiveram uma queda de 60% no país durante a pandemia de Covid-19, enquanto a taxa de mortalidade nesses procedimentos subiu de 5,2% para 6,9%, num salto de 30%, em comparação ao mesmo período de 2019. Em Manaus, as cirurgias de urgência caíram 50%,… Ler mais »