Webinar do CBC e Felac: Cirurgiões latinos debatem os impactos da pandemia no treinamento de residentes

O último Webinar CBC, foi realizado em parceria com a Federação Latinoamericana de Cirurgia (Felac), na segunda-feira (03/05), nas nossas redes sociais. O encontro reuniu médicos do Brasil, Uruguai, Argentina, Paraguai, Chile e México, para debater o impacto da pandemia de covid-19 no treinamento de cirurgiões latinos.

O evento online foi coordenado pelo cirurgião uruguaio Luis Ruso Martinez, atual presidente da Felac. O palestrante da noite ficou por conta do Dr. Eduardo Olivera Pertusso, também uruguaio, que apresentou a pesquisa “Educação na Pandemia”, realizada pela entidade latina.

Se reuniram, ainda, ao debate a Dra. Elena Lopez Gabito (México), o Dr. Gustavo Machain (Paraguai), o Dr. Julian Varas (chile) e o Dr. Carlos Valenzuela (Argentina). O TCBC Heladio Feitosa Filho foi o representante brasileiro do evento.

Caso você não tenha conseguido acompanhar o Webinar CBC desta semana, confira a íntegra do encontro, que está disponível no canal do CBC no YouTube.

Educação na Pandemia

Antes de iniciarem o debate, o Dr. Heladio e o Dr. Eduardo contextualizaram o debate com dados de pesquisas que estimam os impactos da pandemia na preparação de cirurgiões da América Latina.

Tanto os números levantados pela pesquisa da Felac, quanto aqueles apresentados pelo médico brasileiro apontam que um grande número de atividades docentes e de simulações foi suspenso ou adiado.

E, como era de se esperar, o número de cursos e aulas virtuais deu um salto em 2020. Segundo a pesquisa da Felac, por exemplo, mais de 60% das atividades de formação passaram a ser na modalidade online.

Uma vez iniciado o debate, os demais participantes relataram a situação local dos países onde vivem, referendando o que foi apresentado pelos números.

Estresse e desvio de funções

Como também já era esperado, as pesquisas apresentadas no webinar apontaram que muitos residentes estão passando por muitas situações de estresse nesta pandemia. Muitos dos entrevistados, na pesquisa do Dr. Eduardo, relataram que não se sentem recebendo o apoio necessário em suas residências.

E, em ambos os levantamentos, foi apontado que uma parcela expressiva dos entrevistados foi desviada de seus programas de residência, para suprir a carência de profissionais na linha de frente do combate à pandemia.

Todo o desgaste gerado pela situação emergencial tem levado os residentes a rever as suas escolhas. Mais de 30% já pensou em abandonar o exercício da cirurgia.

Quem é o cirurgião do futuro?

Quem acompanhou o webinar pôde notar que um dos principais questionamentos feitos pelos cirurgiões latinos é: Que tipo de cirurgião iremos formar durante esta pandemia?

O Dr. Gustavo, por exemplo, relatou que no Paraguai se discute um aumento do período de formação dos médicos-cirurgiões neste período. Já a Dra. Elena questionou, entre outras coisas, se já temos um diagnóstico real de todas as complicações trazidas pela crise atual.

O argentino, Dr. Carlos, defendeu que a formação de cirurgiões deve ser integral, independentemente da situação que nos encontramos, para que o mercado receba mais que simplesmente técnicos operadores. Já o Dr. Julian argumentou que devemos usar a tecnologia a favor da formação médica, concentrando recursos em soluções que já demonstraram resultados, em programas já validados e que demonstrem um horizonte claro.

O próximo Webinar CBC será na segunda-feira (10/05) e irá debater “O Cirurgião e a Inteligência Emocional”. Para receber avisos sobre todas as nossas transmissões, inscreva-se no canal do CBC no YouTube e assine as notificações.