colégio brasileiro de cirurgiões

Assista à mensagem aos médicos gravada pelo diretor de Defesa Profissional da AMB

O Dr. José Fernando Macedo, diretor de Defesa Profissional da Associação Médica Brasileira (AMB), gravou um vídeo com uma mensagem aos médicos neste início de 2022 sobre as grandes mudanças que vêm acontecendo na área da saúde. É importante estarmos atentos! Confira a mensagem do Dr. José Fernando Macedo:   O CBC agradece às palavras do nosso nobre… Ler mais »

Campanha de conscientização do câncer de próstata

O câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer entre a população masculina no Brasil e representa 29% dos diagnósticos da doença. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA) os dados sugerem 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano, entre 2020 e 2022. Homens com mais de 55… Ler mais »

Com duas palestras, CBC para VOCÊ debate a navegação de pacientes para melhorar o acesso aos cuidados em oncologia

O CBC para VOCÊ da última segunda-feira (08/11) teve o tema “Navegação de Pacientes para melhorar o acesso aos cuidados em oncologia”. Foram realizadas duas palestras: Entendendo a verdadeira navegação de pacientes, com a Dra. Fabiana Makdissi (SP); Como implementar um programa de navegação de pacientes de sucesso, ministrada pela enfermeira Fernanda Pautasso (RS). A… Ler mais »

CBC parabeniza os membros empossados como Fellows do American College of Surgeons

O Colégio Brasileiro de Cirurgiões vem parabenizar seus membros que foram empossados, no dia 24 de outubro de 2021, como Fellows do American College of Surgeons. O CBC se orgulha de ter, em seu quadro associativo, cirurgiões reconhecidos internacionalmente. São eles: BAHIA TCBC Luiz Vianna de Oliveira TCBC Maurício Sarkis Ribeiro GOIÁS TCBC Enio Chaves… Ler mais »

Luto: CBC lamenta o falecimento do TCBC Dr. Manoel Maria Pereira dos Santos

O CBC lamenta o falecimento do TCBC Dr. Manoel Maria Pereira dos Santos. Nosso ilustre colega também era professor titular da Faculdade de Medicina – UFG (FM UFG) e doutor pela mesma instituição. O corpo do TCBC Manoel Maria Pereira dos Santos será sepultado às 17h desta quinta-feira (04/11) no Cemitério Jardim das Palmeiras, em Goiânia… Ler mais »

Conveniência operatória é discutida no CBC para VOCÊ

O CBC para VOCÊ da última segunda-feira (01/11) debateu o tema “Conveniência Operatória”, com a apresentação do TCBC Renato Miranda Melo (GO). O TCBC Leonardo Emílio da Silva (GO) foi o moderador do encontro online, que teve o Dr. Antonio Couto (RJ) e os TCBCs Roberto Saad Jr (SP) e Samir Rasslan (SP) como debatedores…. Ler mais »

CBC para VOCÊ discute os desafios para implantação de novos programas robóticos no Brasil

“Desafios para implantação de novos programas robóticos no Brasil” foi o tema do CBC para VOCÊ da última segunda-feira (25/10). O evento teve duas palestras: Novas plataformas robóticas, novos desafios e oportunidades, ministrada pelo HiCBC Marcos Gomez Ruiz (Espanha); Custo-efetividade nas cirurgias robóticas oncológicas gastrointestinais, com o TCBC Paulo Henrique de Sousa Fernandes (MG). O… Ler mais »

Manifesto em defesa da cobertura estabelecida em lei aos pacientes/usuários dos planos de saúde

É imprescindível a proteção assistencial de 48 milhões de pacientes/usuários do sistema de saúde suplementar por meio da garantia de cumprimento dos contratos de planos de saúde. Operadoras não podem dizer não à cobertura quando seus beneficiários mais precisam – ou seja, quando necessitam se submeter a um tratamento ou procedimento indicado pelo médico. As… Ler mais »