Com duas palestras, CBC para VOCÊ debate a navegação de pacientes para melhorar o acesso aos cuidados em oncologia

O CBC para VOCÊ da última segunda-feira (08/11) teve o tema “Navegação de Pacientes para melhorar o acesso aos cuidados em oncologia”. Foram realizadas duas palestras:

  • Entendendo a verdadeira navegação de pacientes, com a Dra. Fabiana Makdissi (SP);
  • Como implementar um programa de navegação de pacientes de sucesso, ministrada pela enfermeira Fernanda Pautasso (RS).

A TCBC Sandra Gioia (RJ) foi a moderadora do evento, e a Dra. Hilka Espírito Santo (AM) participou como debatedora. Este CBC para VOCÊ ocorreu em parceria com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM).

Acesse nosso canal no YouTube e assista à íntegra do 72º Webinar CBC.

Entendendo a verdadeira navegação de pacientes

Na palestra que abriu a noite, a Dra. Fabiana Makdissi (SP) apresentou tópicos para explicar a verdadeira navegação de pacientes.

“Minha palestra foi pautada em duas questões: existe um único modelo de navegação e ela pode ser aplicada e trazer benefícios para a população brasileira?”.

A Dra. Fabiana deu o exemplo de um case real, mostrando como foi o processo de implementação. Ela também falou sobre o primeiro programa de navegação – implantado nos Estados Unidos, em 1990.

O surgimento e a trajetória da navegação foram abordados pela palestrante por meio de uma linha do tempo.

Como implementar um programa de navegação de pacientes de sucesso

A enfermeira Fernanda Pautasso iniciou a palestra falando sobre os diferentes modelos de navegação. São eles:

  • Tumor específico com coordenação multidisciplinar de cuidado;
  • Generalista, baseado na equipe médica;
  • Grande volume e baixa acuidade;
  • Baixo volume e alta gravidade.

Fernanda explicou como adaptar programas de navegação para diferentes realidades. O planejamento do programa e a definição dos pontos fundamentais para a estruturação do funcionamento são essenciais para o sucesso da navegação, de acordo com a palestrante

A enfermeira também abordou o perfil dos navegadores e a capacitação da equipe. Ao explicar a implantação do programa, listou quais perguntas devem ser feitas e respondidas para que a navegação seja colocada em prática da melhor maneira possível.

O debate

Depois das duas apresentações, a Dra. Hilka Espírito Santo fez suas considerações sobre o tema do evento, e as palestrantes puderam complementar suas exposições. As perguntas recebidas pelo chat foram respondidas pelas participantes do CBC para VOCÊ.

– – – – – – – – – – – – – –

O próximo CBC para VOCÊ será transmitido às 19h da segunda-feira (22/11). Quer receber avisos sobre todas as nossas lives? Inscreva-se no canal do CBC no YouTube e assine as notificações.