Conveniência operatória é discutida no CBC para VOCÊ

O CBC para VOCÊ da última segunda-feira (01/11) debateu o tema “Conveniência Operatória”, com a apresentação do TCBC Renato Miranda Melo (GO).

O TCBC Leonardo Emílio da Silva (GO) foi o moderador do encontro online, que teve o Dr. Antonio Couto (RJ) e os TCBCs Roberto Saad Jr (SP) e Samir Rasslan (SP) como debatedores.

Quer assistir a tudo o que foi debatido no 71º Webinar CBC? A íntegra do evento está disponível no nosso canal no YouTube.

A palestra

O TCBC Renato Miranda Melo começou a palestra lançando algumas questões:

  • “Vamos operar?”
  • “Precisa mesmo?”
  • “Convém ou não?”

Melo afirmou que operar é como descer um barranco, pois há riscos, mas que também é voar com segurança e conforto máximos. Falou sobre prós e contras, sobre as escolhas táticas e éticas e sobre o preparo para o procedimento cirúrgico

De acordo com o palestrante, o desafio de uma cirurgia envolve equipe, ambiente e circunstâncias, além do próprio paciente.

“A competência é uma opção. Nós que entramos nessa jornada em prol de um paciente temos que fazer essa opção”, afirmou Melo.

O debate

Após a apresentação, todos os participantes do CBC para VOCÊ puderam debater o tema com o palestrante.

O TCBC Samir Rasslan disse que a aula ministrada por Melo mostrou a medicina de uma forma humana e que, atualmente, vive-se um admirável mundo novo dentro da cirurgia.

O moderador do evento, o TCBC Leonardo Emílio da Silva, finalizou o webinar depois das conclusões finais do TCBC Roberto Saad Jr e do Dr. Antonio Couto

– – – – – – – – – – – – – –

O próximo CBC para VOCÊ terá o tema “Navegação de Pacientes para melhorar o acesso aos cuidados em oncologia” e será transmitido às 19h da próxima segunda-feira (08/11). Quer receber avisos sobre todas as nossas lives? Inscreva-se no canal do CBC no YouTube e assine as notificações.