Tecnologia, viabilização financeira, gestão e valorização do trabalho médicos são debatidos no Simpósio DEPRO-CBC

O 1º Simpósio de Defesa Profissional do CBC foi realizado em duas etapas: nos dias 27/03 e 03/04. Neste último sábado, quatro mesas redondas ocorreram ao longo do dia. O evento foi totalmente on-line. Além disso, foi gratuito e aberto ao público, com o objetivo de debater assuntos que são importantes para a área médica e para a sociedade brasileira.

Médicos, membros do CBC, professores, gestores de hospitais, gestores de medicina suplementar e deputados federais participaram do último dia do Simpósio DEPRO-CBC. Veja, no fim da reportagem, a lista com os nomes de todos os participantes.

O Desafio da Incorporação de Tecnologia

O tema da 1º mesa redonda do último dia do evento foi “ O Desafio da Incorporação de Tecnologia”. Premissas e advertências relacionadas ao assunto foram abordadas pelos participantes.

Todo o contexto da incorporação de tecnologias, desde o momento em que é concebida até quando é utilizada, foi debatido. Explicou-se que é complexo e que o processo de incorporação deve ser transparente e sistemático.

Sobre os desafios da gestão de tecnologias, foi falado na importância de inclusão da perspectiva social. Os participantes também comentaram o desafio que a saúde vive neste momento de pandemia, no tratamento dos pacientes.

Ainda foi tratada a necessidade em se formar cirurgiões capacitados a não só usar a tecnologia, mas também a inovar.

Viabilização Financeira de Nossas Instituições

Na 2º mesa redonda, os participantes discutiram o tema: “Viabilização Financeira de Nossas Instituições”. A formação e a organização de redes de relacionamento entre os hospitais sem fins lucrativos são indispensáveis para a saúde no Brasil, de acordo com o debate.

A pandemia também foi citada nesta mesa redonda, sobre como este momento desafiador e crítico trouxe consequências complexas para as instituições.

A representatividade da Associação Médica Brasileira (AMB) foi outro assunto abordado, ressaltando a essência relevante que a entidade tem para o exercício da medicina no país. Contudo, o quadro atual de médicos que fazem parte da AMB ainda é considerado reduzido.

O fato de as Santas Casas atuarem como hospitais de ensino foi relatado durante a mesa redonda, com destaque na formação de residentes.

Assista à 1º parte do Simpósio DEPRO-CBC do dia 03/04:

Reflexos de uma Gestão Inovadora. Benefícios ao Médico e Paciente

A 3ª mesa redonda começou no período da tarde e teve o seguinte tema: “Reflexos de uma
Gestão Inovadora. Benefícios ao Médico e Paciente”. A complexidade da gestão foi debatida entre os participantes.

Foi afirmado que a estrutura do sistema de saúde pode ser comparada a um organismo vivo, por se tratar de um sistema adaptativo, complexo, rico em conexões, em constituintes e em integrantes – sendo uma rede que troca informações o tempo todo.

Dicas para fazer gestão no setor da saúde foram compartilhadas. Falou-se na necessidade de inovar para não ficar para trás, sobre ser um facilitador de relações entre os vários integrantes do sistema e a importância da inteligência emocional.

Nesta mesa redonda, os reflexos da COVID-19 voltaram a ser comentados. Qualquer planejamento “derreteu”, assim como os serviços com planejamentos estruturados, que não se sustentaram durante a crise da pandemia . O novo coronavírus também trouxe a necessidade em implementar comitês de crise.

Estratégias Para a Valorização do Trabalho Médico

A última mesa redonda do Simpósio DEPRO-CBC discutiu o tema: “ Estratégias Para a Valorização do Trabalho Médico”. Logo no início, foi lançada a pergunta: “O que reserva o mercado de trabalho para o cirurgião?”.

Foram abordados os modelos de pagamento baseados em valor. Segundo o que foi debatido, o produto da prestação do serviço de saúde precisa ser repensado.

O alinhamento de incentivo, a definição de regras e revisão da tabela de remuneração do Sistema Único de Saúde (SUS) – carreira médica de estado – foram apontados como quesitos fundamentais para a valorização do trabalho médico. Além disso, foi dito que toda essa transição deve ser feita com organização e conhecimento.

O regime de trabalho, o Revalida e a telemedicina também estiveram entre os assuntos comentados pelos participantes da mesa redonda.

Veja como foi a 2º parte do Simpósio DEPRO-CBC no dia 03/04:

Confira a lista de participantes do 2º dia do Simpósio de Defesa Profissional CBC

Mesa Redonda – O Desafio da Incorporação de Tecnologia

  • TCBC Ramiro Colleoni Neto
  • HiCBC Antonio Carlos da C. Marttos Jr.
  • Prof. Dr. Luís Fernando Ribas
  • Dr. Jorge Otávio Maia Barreto
  • Prof. Dr. Guilherme Rabello

Mesa Redonda – Viabilização Financeira de Nossas Instituições

  • TCBC Reni Cecilia Lopes Moreira
  • Dr. Mario Cesar Homsi Bernardes
  • Dr. César Eduardo Fernandes
  • Dra. Maria Dulce Garcez Leme Cardenuto

Mesa Redonda – Reflexos de uma Gestão Inovadora. Benefícios ao Médico e Paciente

  • TCBC Paulo Roberto Corsi
  • Prof. Dr. Guilherme Rabello
  • Dr. Luis Fernando Perin
  • Dr. Rodolfo Pires de Albuquerque
  • TCBC Rached Traya

Mesa Redonda – Estratégias Para a Valorização do Trabalho Médico

  • TCBC Heládio Feitosa de Castro Filho
  • TCBC Leonardo Emilio da Silva
  • Dr. Cesar Abicalaff
  • Deputado Federal Dr. Luizinho
  • Antônio de Souza Teixeira
  • TCBC José Fernando Macedo
  • Daniel Shiraishi