Webinar aborda a arte da escrita e as questões éticas das publicações científicas

Palestrantes do evento mostraram que escrever para revistas científicas não é tão simples quanto parece

O Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) realizou, na última segunda-feira (23/11), o webinar  “Como fazer publicações científicas”. O evento foi coordenado pelo TCBC Guilherme Pinto Bravo Neto (RJ) e contou com a TCBC Edna Frasson Montero (SP) e TCBC Jose Eduardo Aguilar (MT) como debatedores. Os palestrantes da noite foram a TCBC Maria Isabel Correia (MG), professora da UFMG e editora da Revista da CBC, e o TCBC Rodrigo Felippe Ramos (RJ), professor da Unirio e diretor de publicações da CBC.

O encontro iniciou com a palestra “Transformando dados em publicações”, de Maria Isabel, explicando a “arte de escrever uma publicação”. Para a editora da RCBC, o que o pesquisador precisa é criar uma história que chame atenção para o seu trabalho. Segundo os números da sua apresentação 1.000 trabalhos são indexados todos os dias no Pubmed, o que obrigaria um médico internista a ler 17 publicações por dia. “Então, se você vai fazer uma obra arte de arte, precisa saber os elementos para não cair na mesmice ou publicar um desses milhares de trabalhos que não nos dizem nada”, completou.

A partir desta premissa, a médica abordou todos os pontos que abrangem um artigo científico, do título a conclusão. Maria Isabel finalizou sua palestra com sugestões para se escrever um artigo em 10 passos e destacando que muitas vezes as respostas são simples, mas oferecem o caminho errado, enquanto as soluções complexas indicam o que é o correto.

Em seguida, Rodrigo Ramos, apresentou aos participantes a palestra “Ética em publicações científicas em cirurgia”, complementando a apresentação anterior. O professor abordou as especificações que envolvem a pesquisa cirúrgica em relação a pesquisa clínica, alertando para as consequências éticas envolvidas. “As pesquisas cirúrgicas precisam de um pouco mais de cuidado principalmente por conta desse caráter de intervenção. Isso expõe os participantes a alguns riscos e precisa ser avaliado do ponto de vista ético”, explicou.

Rodrigo, então, expôs os critérios para ética em pesquisa e os aplicou abordando situações como conflitos de interesses, as questões envolvendo a autoria dos trabalhos, más práticas, prirataria e plágio. O professor lembrou ainda que a ética em publicações é uma “mão de via dupla”, destacando que existem diversas diretrizes éticas específicas para revisores e editores. Para finalizar, Rodrigo advertiu que é necessário tomar cuidado com as revista predatórias, que fazem publicações sem adotar critérios básicos, como a revisão dos pares. “Simplesmente essas revistas querem o dinheiro daquelas pessoas que não conseguiram publicar em revistas mais conhecidas”, afirmou.

Os debatedores Jose Aguilar e  Edna finalizaram o webinar endossando as palestras de Maria Isabel e Rodrigo, frisando que os resultados de uma pesquisa precisam ser divulgados independentemente de os dados se revelarem negativos. Para Edna os dados devem trazer uma história, mas que pode ser de acordo com o esperado. “Muitas vezes estamos tão focados no resultado que esperamos, que não enxergamos o resultado que encontramos”, enfatiza.

Se você quer saber os detalhes deste encontro, acesse a live em nosso canal do YouTube, onde a transmissão segue disponível.

Clique aqui assista na íntegra!

Até a próxima.