Webinar: Painel Cirurgia Robótica – Parte 1 – Panorama atual no Brasil. 20/07, às 19h, canal do Youtube.

Ciclos de debates sobre Cirurgia Robótica no Brasil.

Nos últimos 6 meses, a Comissão de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica do CBC tem estudado e aprofundado as análises em relação à Cirurgia Robótica. Realizamos um inquérito nacional, uma série debates internos sobre o ensino da modalidade, análise jurídica do papel e responsabilidades dos diferentes envolvidos em um procedimento robótico, estabelecemos interlocução com as diferentes entidades e associações que utilizam esta modalidade de abordagem cirúrgica.

Após esta etapa interna de debates estruturais, o CBC entende a necessidade de ampliar o debate para todos seus membros e os interessados de outras especialidades que utilizem a Cirurgia Robótica.

Ao final deste ciclo, os trabalhos se encaminharão para a elaboração de uma proposta de normativa de certificação a ser enviada pelo CBC e demais entidades cirúrgicas à Associação Médica Brasileira para a definitiva regulamentação da Cirurgia Robótica no país.

Abordaremos tópicos que consideramos pedras basilares no delineamento do futuro da modalidade:

  • Estratégias de divulgação da modalidade
  • Democratização de acesso
  • Ensino
  • Habilitação – Certificação
  • Proposta de normativa de Certificação

Este debate tem como objetivo definir como será o futuro da Cirurgia Robótica no Brasil. Entendemos que este formato de encontros possibilita ao Cirurgião ser protagonista na construção desta proposta.

Para cumprir com esse objetivo, no primeiro encontro verificaremos o panorama da Cirurgia Robótica no Brasil.

No segundo transitaremos o percurso do ensino até a certificação. No terceiro abordaremos os aspectos regulatórios junto com outras especialidades.

Venha participar do debate. Estaremos todos aprendendo e contribuindo para o futuro da Cirurgia Robótica no Brasil.

TCBC Flavio Daniel Saavedra Tomasich – ( Vice-Presidente do Setor VI e Presidente da Comissão de  Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica )