Congresso da ABLAC-RJ tem sessão de posse de novos membros do CBC

No dia 13 de abril, às 18h o Colégio Brasileiro de Cirurgiões promoveu a Sessão Solene de posse de 69 membros Acadêmicos,  alem de 23 Aspirantes e  2 Adjuntos, no encerramento do  primeiro dia Congresso Estadual das Ligas Acadêmicas de Cirurgia, promovido pela Associação Brasileira das Ligas de Cirurgia – RJ ( ABLAC-RJ) com o apoio do CBC.  Realizado no auditório principal do Centro de Convenções do CBC, o evento terminou no sábado, 14 de abril.

A mesa foi composta  pela presidente da ABLAC-RJ, Ana Paula Romagniolli Mattos, o 1º vice-presidente do CBC, TCBC Augusto César Mesquita, o tesoureiro do CB, TCBC  Pedro Portari, o vice-presidente do Núcleo Central, TCBC Luiz Gustavo de Oliveira e Silva e o representante do Secretário Municipal de Saúde, ACBC Alexandre Essinger. A secretária do CBC, TCBC Elizabeth Gomes do Santos foi  o mestre de cerimônias.

O novo membro Adjunto Rafael Massao da Silva Nagato conduziu a cerimônia de leitura do juramento.

CONGRESSO DA ABLAC

O congresso recebeu cerca de 300 participantes e apresentou a  discussão de vários temas de cirurgia  por profissionais de várias especialidades cirúrgicas, além da  mesa sobre ensino de cirurgia onde participaram diversos diretores do CBC.

Foram discutidos entre outros temas a mudança da residência em cirurgia geral para 3 anos, a presença do membro acadêmico no CBC e também o ensino de cirurgia nas faculdades de medicina no país.

” O evento foi organizado exclusivamente por acadêmicos e foi um sucesso. Os acadêmicos mostraram toda a capacidade que eles têm para organizar um evento desse porte. Vários deles puderam opinar e discutir vários temas importantes da cirurgia. O CBC contribuiu com a experiência de diversos membros que puderam passar a experiência para os acadêmicos. Esperamos que esse modelo se repita em outros eventos, tanto do CBC quanto da própria ABLAC”, declarou o presidente da Comissão de relacionamento com alunos de graduação, TCBC Luiz Gustavo de Oliveira.  É uma comissão mista composta por alguns diretores do CBC e  membros da direção da ABLAC.

Depoimento de um  novo Membro acadêmico do CBC:

“Gostei muito do congresso. Foram abordados diversos temas de cirurgia, desde as mais simples até as mais complexas. Além disso, achei um grande momento de confraternização entre os médicos e os acadêmicos, onde foi possível tirar dúvidas sobre a residência e vários procedimentos cirúrgicos e até mesmo nos guiar na escolha de qual especialidade escolher na área de cirurgia. A posse como membro Acadêmico foi uma experiência única, inesquecível, e me deu a certeza do que seguir na minha carreira  médica”.

Thiago Cesár de Pádua – Vassouras – RJ

VEJA A LISTA DOS NOVOS MEMBROS