1º Webinar do CBC de 2021 orienta profissionais a inscrever pesquisas na Plataforma Brasil

O tema do encontro foi a “Submissão de Projetos na Plataforma Brasil. Como Fazer?”

Depois de quase três meses de recesso, o  1º Webinar do CBC de 2021 foi realizado na noite de segunda-feira (1º). O objetivo deste primeiro encontro foi orientar profissionais de pesquisa sobre a Plataforma Brasil, um sistema eletrônico que coordena  o recebimento de projetos de pesquisa com seres humanos.

O evento online contou com a colaboração de três palestrantes: a Dra. Denise Gonçalves Priolli (SP), a TCBC Edna Frasson de Souza Montero (SP) e a enfermeira Christina Haro (SP). Também participaram do evento o TCBC Leonardo Emílio da Silva (GO) como moderador, e o TCBC Ênio Chaves (GO) no papel de debatedor.

Caso você não tenha conseguido acompanhar o Webinar CBC desta semana, confira a íntegra do encontro, que está disponível no canal do CBC no YouTube.

Plataforma Brasil

Criada pelo governo federal, a Plataforma Brasil é um sistema eletrônico que unifica o recebimento de projetos de pesquisa, com seres humanos, nos Comitês de Ética em todo o país. 

Durante o Webinar, os palestrantes apresentaram como cadastrar um projeto de pesquisa na plataforma e debater o assunto para esclarecer eventuais dificuldades encontradas ao longo do processo.

Ética e direito à privacidade

Antes de falar na Plataforma Brasil, a Dra. Denise Gonçalves Priolli voltou no tempo para falar sobre um assunto importante no meio médico e em projetos de pesquisa: a ética. 

Já a TCBC Edna Frasson de Souza Montero abordou o direito à privacidade dos pacientes participantes da pesquisa, reforçando que os dados deles não podem ser revelados.

Passo a passo

Quem participou do webinar pôde ver o passo a passo de como utilizar a Plataforma Brasil, passado por Christina Haro. A enfermeira explicou como funcionam as seções da ferramenta, bem como ela deve ser preenchida.

Perguntas e dúvidas

Durante o Webinar, os participantes puderam tirar dúvidas com os profissionais que conduziram o evento. As palestrantes também levantaram questões que foram debatidas e compartilhadas com os participantes. 


O próximo Webinar CBC será na segunda-feira (08/03) e ter como tema Gestão da Remuneração Médica. Para receber avisos sobre todas as nossas transmissões, inscreva-se no canal do CBC no YouTube e assine as notificações.