O CBC para VOCÊ da última segunda-feira (20/09) debateu o tema: “Estratégias para otimização dos resultados cirúrgicos em um Centro de Hérnia”, com a palestra sendo conduzida pelo ACBC Pedro Amaral (SP).
Também participaram do 65º Webinar o TCBC Leandro Totti Cavazzola, Michael Medeiros Coelho (SP), o TCBC Rodrigo Galhego (RJ), o ACBC Gustavo Soares (MG) e o TCBC Luiz Vianna (BA) como debatedores. O TCBC Sergio Roll (SP) foi o moderador do evento.
Não conseguiu acompanhar a transmissão ao vivo? Confira a íntegra do CBC para VOCÊ no nosso canal no YouTube.
A palestra
O ACBC Pedro Amaral iniciou a apresentação com o exemplo de um caso clínico – compartilhando informações sobre as condições de saúde do paciente.
Amaral falou sobre o exame físico e pré-operatório relacionados ao caso. Situações envolvendo hérnias grandes e pacientes obesos também foram abordadas.
O debate
Logo na sequência, todos os participantes do Webinar comentaram como cada um deles procederia neste caso específico. Além disso, trocaram experiências sobre outros casos e explicaram a conduta que adotariam em diversos quadros e em diferentes tipos de cirurgia.
A curva de aprendizado também foi discutida pelos cirurgiões, assim como as linhas de cuidados e a necessidade de fazer o mapeamento dos pacientes para que se atue com qualidade e segurança.
Os médicos ainda discorreram sobre os riscos de complicações, fatores pré-operatórios, ferramentas cirúrgicas, assistência no pós-operatório e o desfecho dos procedimentos. O planejamento foi pontuado como essencial para o sucesso das intervenções cirúrgicas.
Para finalizar o evento, os participantes responderam algumas perguntas feitas pelo público e fizeram suas considerações finais em relação ao tema e à jornada satisfatória do paciente.
– – – – – – – – – – – – – –
O próximo CBC para VOCÊ será transmitido às 19h da segunda-feira (27/09) e debaterá o seguinte tema: Melhores indicações da cirurgia robótica na bariátrica e revisional. Quer receber avisos sobre todas as nossas lives? Inscreva-se no canal do CBC no YouTube e assine as notificações.