Com palestra dos EUA, CBC para VOCÊ discute as melhores indicações da cirurgia robótica na bariátrica e revisional

O CBC para VOCÊ da última segunda-feira (27/09) debateu as melhores indicações da cirurgia robótica na bariátrica e revisional, com a palestra do Dr. André Teixeira, que vive há mais de 20 anos nos Estados Unidos.

O evento contou com a participação dos TCBCs Dyego Benevenuto (RJ), Alexandre Elias (SP), TCBC Carlos Domene (SP) e Marco Aurélio Santo (SP).

Assista à íntegra do 66º Webinar CBC no nosso canal no YouTube.

A palestra

O Dr. André Teixeira começou a palestra apresentando seu currículo e suas experiências na área cirúrgica robótica. O cirurgião explicou o porquê aderiu à robótica.

De acordo com os dados exibidos por Teixeira, 87% dos cirurgiões-laparoscópicos têm desconfortos gerados pela laparoscopia. Afirmou que, na plataforma robótica, esse tipo de problema não costuma acontecer, pois ela permite que o cirurgião mantenha uma postura corporal mais apropriada.

Teixeira também disse que, por meio da robótica, consegue-se fazer qualquer cirurgia independentemente do Índice de Massa Corporal (IMC) do paciente – o que não é possível na laparoscopia. Ele inclusive mostrou como exemplo um procedimento feito com um enfermo que tinha o IMC de 98 e falou sobre o aumento do número de pacientes obesos.

A cirurgia robótica, segundo Teixeira, é mais precisa e preserva o cirurgião. Porém, ressaltou que é necessário aprender a usar a plataforma antes de operar casos mais complexos por meio desta técnica.

Para fomentar o debate, Teixeira questionou se ainda vale a pena fazer laparoscopia.

O debate

Depois da palestra, todos os participantes do CBC para VOCÊ puderam fazer perguntas sobre o tema exposto e também compartilhar experiências.

– – – – – – – – – – – – – –

O próximo CBC para VOCÊ será transmitido às 19h da segunda-feira (04/10) e debaterá o tema “Medicina paliativa: a reafirmação da vida!”. Quer receber avisos sobre todas as nossas lives? Inscreva-se no canal do CBC no YouTube e assine as notificações.