Homenagem: ECBC Guilherme Eurico Bastos da Cunha

O ECBC Guilherme Eurico Bastos da Cunha faleceu no dia  27 de agosto, aos 85 anos. 

Natural de Niterói – RJ, o membro Emérito do CBC  foi Presidente na gestão de 1986/1988, ocasião em que implantou a prova oral para o Título de Especialista em Cirurgia Geral do CBC, reestruturou a área, implantou o Capítulo do Amazonas e organizou una série de eventos.

Membro do Conselho Superior do CBC, durante todos esses anos sempre contribuiu na organização de inúmeros congressos regionais e brasileiros.

Em 2019 lançou na Academia Fluminense de Medicina o livro de memórias “A Cirurgia que eu vivi”, em que conta conta as várias fases e facetas de sua  vida familiar, médica, social, esportiva e musical. 

SAIBA MAIS SOBRE A CARREIRA DO ECBC  Guilherme Eurico 

É com imenso pesar que recebemos a informação do falecimento do nosso querido ex-presidente o ECBC Prof. Dr. Guilherme Eurico Bastos da Cunha. Neste momento nos unimos em oração à família e aos seus amigos para que esta perda possa ser compreendida com a esperança do conforto de Deus. Um grande professor de cirurgia. Deixou sua marca em letras de ouro, como gestor do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Foi nosso presidente nacional na gestão de 1986 – 1988, quando implantou a prova oral para o Título de Especialista em Cirurgia Geral do CBC.

Foi um grande conselheiro, tive a felicidade de desfrutar com ele bons momentos, e lembro com saudade dos inesquecíveis almoços no restaurante do CREMERJ.

Deixou seu legado registrado no livro “A Cirurgia que eu vivi” que foi lançado na Academia Fluminense de Medicina em 2019. . Deixara como grande lembrança sua motivação e bom ânimo a todos que desfrutaram de sua presença. Sem dúvida alguma nos deixa perplexos e enlutados”.

TCBC Luiz Carlos Von Bahten

(Presidente do CBC)

“Ficamos menores com a perda deste grande Presidente!

Ficamos tristes com a partida deste grande amigo! Porém, ficamos alegres por termos tido a oportunidade da convivência e do aprendizado, principalmente no que se refere ao CBC.

Dele, tive o mais irrestrito apoio quando exerci a Presidência do Colégio e aprendi muito com os seus conselhos, principalmente nos momentos de crise.

Partiu agora para nova dimensão onde, decerto, estará em lugar destacado, reservado aos grandes, como ele o foi!
Descanse em paz, Presidente; goze do convívio dos eleitos, velho Amigo!”

TCBC Heládio Feitosa de Castro Filho

( Membro do Conselho Superior do CBC e Presidente na gestão 2014/2015)