Parceria inédita entre Núcleo Central do CBC e CREMERJ promove evento com oito módulos gratuitos

Um dos propósitos do CBC é sempre apresentar o melhor conteúdo para o desenvolvimento dos seus membros. Para isso, trazemos uma novidade para 2021: um evento que é uma parceria do Núcleo Central do CBC com o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (CREMERJ).

Entre março e novembro, a Sessão Clínica do Núcleo Central CBC vai realizar oito módulos online para a Discussão de Casos Clínicos em uma plataforma digital do CREMERJ. O 1º módulo será neste sábado (20/03), das 9h às 11h, e terá o Esôfago como tema. Faça a sua inscrição!

“O objetivo dos módulos é fornecer informação científica de qualidade e atualizada de forma dinâmica e prática para o cirurgião em formação, para o residente e também para aqueles que buscam atualização. A ideia é a gente trazer especialistas nos temas específicos de cirurgia, para eles mostrarem casos conduzidos por eles mesmos. Vamos discutir a conduta, mostrando as opções de tratamento da patologia apresentada”, afirmou o vice-presidente do Núcleo Central CBC, o Dr. Luiz Gustavo de Oliveira e Silva.

Os módulos terão moderador, apresentadores e debatedores – todos são profissionais dos Serviços de Cirurgia Geral dos Hospitais do Rio de Janeiro.

Parceria inédita

É a 1ª vez que o CBC e o CREMERJ fazem uma parceria de curso. O Dr. Luiz Gustavo contou que a iniciativa surgiu a partir de uma reunião entre as duas entidades ainda em 2020. Na ocasião, discutiram a possibilidade de criar cursos e eventos em conjunto.

Com a parceria, espera-se um maior alcance das ações disponibilizadas aos cirurgiões do estado do Rio de Janeiro.

“O Núcleo Central do CBC sempre fez reuniões científicas em forma de aula, com discussão e debate após as aulas. Esse ano, a gente quis inovar, fazer de uma forma mais dinâmica, mostrando casos clínicos do dia a dia do cirurgião. Como a gente está com restrições para reuniões presenciais, vamos utilizar a plataforma online, que tem o benefício de poder atingir um número maior de cirurgiões, principalmente por ser de forma gratuita”, disse o Dr. Luiz Gustavo.

Boa prática médica

O presidente do CREMERJ, o Dr. Walter Palis, explicou que é meta da entidade a aproximação com as sociedades das especialidades.

“Elas têm uma capilaridade importante e, através delas, o CREMERJ pode levar informações referentes ao Conselho e divulgar material didático importante para a boa prática médica, que é um pilar da atuação do Conselho”.

Para o Dr. Walter Palis, esse tipo de parceria faz com que o conhecimento seja disseminado, permitindo que todos fiquem bem informados e atualizados.

Confira o cronograma completo do evento

  • 1º Módulo
    Data: 20/03/2021
    Tema: Esôfago
  • 2º Módulo
    Data: 17/04/2021
    Tema: Estômago
  • 3º Módulo
    Data: 22/05/2021
    Tema: Fígado e Vias Biliares
  • 4º Módulo
    Data: 19/06/2021
    Tema: Hérnia
  • 5º Módulo
    Data: 24/07/2021
    Tema: Trauma
  • 6º Módulo
    Data: 21/08/2021
    Tema: Pâncreas
  • 7º Módulo
    Data: 23/10/2021
    Tema: Cólon
  • 8º Módulo
    Data: 20/11/2021
    Tema: Cirurgia Bariátrica

Veja quem serão os participantes do 1º Módulo

  • TCBC Renato Abrantes Luna (HFSE) – Moderador
  • TCBC Flavio Duarte Sabino (INCA) – Apresentador
  • TCBC Augusto Cesar Baptista de Mesquita (HFCF) – Apresentador
  • TCBC Fernando Madureira (Uni-Rio) – Debatedor
  • TCBC Antônio Claudio Ahouagi Filho (HFI) – Debatedor

O 1º módulo será neste sábado ( 20/03), das 9h às 11h, com o tema Esôfago.