Press-Release do CBC sobre a conduta do cirurgião diante do Coronavírus

Caros colegas, encaminho posicionamento do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, que congrega mais de sete mil profissionais em todo o país, com orientações de como os cirurgiões deve proceder no enfrentamento da epidemia causada pelo Coronavírus.

Estamos à disposição para indicações de fontes para entrevistas.

Att

João Maurício Carneiro
Assessor de Comunicação do CBC
(21) 997630038

RELEASE PARA A IMPRENSA

CBC recomenda a suspensão das cirurgias eletivas

A epidemia pelo COVID-19 é grave, real e com risco de vida. Nos últimos dias, várias informações relevantes e normativas do Ministério da Saúde orientam que o Brasil se prepare para um aumento exponencial dos casos, com consequente crescimento das demandas de tratamento, diagnóstico e internações dos casos mais graves.

Devido a esse cenário, o Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), em consonância com a Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) e a Associação Médica Brasileira (AMB) recomenda que sejam suspensas temporariamente as cirurgias eletivas ou minimizá-las ao máximo. As orientações devem ser analisadas tanto para pacientes públicos quanto privados, entendendo que cada realidade terá uma interpretação particular das ações necessárias.

Pacientes oncológicos e de cirúrgica cardíaca têm a preferência para a realização dos seus procedimentos. Os pacientes idosos ou com comorbidades que podem afetar significativamente sua recuperação devem ter suas cirurgias postergadas, a não ser nos casos citados.

Maior associação cirúrgica mundial, o American College of Surgeons, publicou, no dia 13/03, uma orientação similar. Por isso, estamos observando que esta é a linha que os cirurgiões no mundo inteiro estão seguindo.

O Colégio Brasileiro de Cirurgiões disponibilizou em seu site www.cbc.org.br uma série de informações essenciais para a conduta do cirurgião. “Estamos atentos e em permanente contato com as autoridades de saúde brasileiras para trazer a todos as informações pertinentes à sua prática diária de cuidar com excelência da nossa população”, declarou o presidente do CBC, Luis Carlos Von Bahten.

Esse conteúdo preparado pelo CBC, como também todos os posicionamentos oficiais das outras sociedades médicas, estão disponibilizados no site da AMB através da página https://amb.org.br/coronavirus/.

Contatos: 

João Maurício Carneiro
Assessor de Comunicação do CBC
(21) 997630038