Coronavírus

Natal CBC 2020 – Aos 88 anos, a cirurgiã Angelita Habr-Gama conta sua experiência com a COVID-19

Além de quebrar paradigmas na vida pessoal e profissional, sendo a primeira mulher residente de cirurgia do Hospital das Clínicas da USP, a coloproctologista  comemora a vitória contra a doença A série de homenagens do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) aos médicos cirurgiões  curados após serem infectados pelo novo coronavírus traz uma personagem especial: a… Ler mais »

CBC na mídia: reportagem de TV sobre as cirurgias eletivas

Presidente do CBC explicou os cuidados na retomada das cirurgias eletivas  As cirurgias eletivas tiveram uma queda de 40% em todo o país durante a pandemia do Covid-19, como demonstra a reportagem do telejornal HOJE, da TV Globo, exibida no dia 11/10, com a participação do presidente do CBC, Luiz Carlos Von Bahten.   Veja… Ler mais »

Números não cometem perjúrio

Os números sabem que representam pessoas de carne e osso, esperanças e sonhos; não querem ser politizados, judicializados ou contribuir para retóricas. ECBC Alfredo Guarischi Os algarismos hindu-arábicos representam um dos mais relevantes progressos na história da matemática. São identificados pela quantidade de ângulos. O zero foi o último a ser criado, e sua origem… Ler mais »

CBC na mídia: entrevista do presidente do CBC no Jornal Nacional e O Globo

TRANSPARÊNCIA DE INFORMAÇÕES SOBRE O COVID-19 Entrevista do Presidente do CBC, TCBC Luiz Carlos  Von Bahten Jornal Nacional – 08/06  Confira  reportagem completa no link abaixo https://globoplay.globo.com/v/8611977/ A reportagem foi publicada também no Jornal das 10, da Globo News   SUSPENSÃO DE CIRURGIAS ELETIVAS O Globo – 08/06 Entrevista do Presidente do CBC, TCBC Luiz… Ler mais »

COVID-19: Conheça as orientações do Diretório Nacional para os CIRURGIÕES

  CIRURGIAS ELETIVAS: Nota em conjunto com a SBCO E SBOT: A Nota de Esclarecimento dispõe sobre a  importância da suspensão temporária das cirurgias eletivas considerando a curva epidemiológica do COVID-19. Apenas as cirurgias de urgência e emergência deverão ser realizada…LEIA MAIS CIRURGIAS ELETIVAS: Nota Técnica publicada na Revista do CBC:   A Revista do CBC publicou… Ler mais »

Revista CBC publica Nota Técnica: “Os cirurgiões e a pandemia do COVID-19”

A Revista CBC publicou Nota Técnica explicando para os cirurgiões, profissionais da saúde em geral e pacientes,  a importância da  orientação para a suspensão temporária das cirurgias eletivas, em função da pandemia do novo Coronavírus. Confira o artigo na íntegra no site da Revista CBC.   http://revistadocbc.org.br/

Press-Release do CBC sobre a conduta do cirurgião diante do Coronavírus

Caros colegas, encaminho posicionamento do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, que congrega mais de sete mil profissionais em todo o país, com orientações de como os cirurgiões deve proceder no enfrentamento da epidemia causada pelo Coronavírus. Estamos à disposição para indicações de fontes para entrevistas. Att João Maurício Carneiro Assessor de Comunicação do CBC (21) 997630038… Ler mais »

CBC participou de conferência global sobre a epidemia do Coronavírus.

Ontem, 18/03, às 13h30 ( horário de Brasília) o CBC participou da videoconferência Internacional, nos EUA, para discutir uma resposta global ao COVID-19. Houve uma apresentação sobre a situação atual e as lições aprendidas na Itália pelo médico Hayato Kunihara e seu grupo da Universidade de Milão, na Itália, seguidas de breves relatórios de vários… Ler mais »

COVID 19- Veja as recomendações do Colégio Brasileiro aos cirurgiões

  Recomendações do CBC para pacientes octagenários e o atendimento de consultórios e clínicas. Recomendações  ao paciente octagenário Recomendações para  consultórios e clínicas  com atendimento eletivo Conteúdo do Portal UNA-SUS para profissionais de saúde sobre o COVID-19 Orientações ao cirurgião brasileiro de como planejar sua grade Cirúrgica num momento de crise com o COVID-29. Primeiro comunicado… Ler mais »

Comunicado da Sociedade Brasileira de Infectologia sobre o Coronavírus

  Após a confirmação do primeiro caso do novo coronavírus (COVID-19) no Brasil, no dia 26/02, pelo Ministério da Saúde, a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) divulgou nota com perguntas e respostas sobre a infecção. Como proceder em caso suspeito? Exatamente quais sintomas e situações merecem atenção? Estas e outras dúvidas estão esclarecidas no documento,… Ler mais »