TCBCs debatem “Toracotomia de reanimação – Evidências atuais e nuances técnicas” no Webinar CBC

O último Webinar CBC, realizado na segunda-feira (29), foi transmitido pelas nossas redes sociais e teve o seguinte tema: “Toracotomia de reanimação – Evidências atuais e nuances técnicas”.

O TCBC Bruno Monteiro Tavares Pereira (SP) foi o palestrante do evento. O TCBC Gerson Alves Pereira Junior (SP) atuou como coordenador, e os TCBCs José Cesar Assef (SP) e Valdir Zamboni (SP) foram os debatedores do encontro online.

Perdeu o Webinar CBC desta semana ou quer rever? Assista à íntegra do evento no nosso canal no YouTube:

Vale a pena?

O palestrante TCBC Bruno Monteiro Tavares Pereira iniciou o Webinar falando sobre a necessidade de definir os sinais de vida para, então, decidir em quais casos a toracotomia de reanimação é indicada na sala de emergência.

“É um momento de uma decisão muito crítica”, afirmou. De acordo com o estudo apresentado pelo Dr. Bruno Pereira, quase sempre este tipo de procedimento vale a pena porque salva 185 vidas a mais – em uma amostra de mil.

O desencorajamento para a toracotomia de reanimação é, ainda segundo o estudo disponibilizado, quando não há chance de sobrevida.

Pesar o risco

O TCBC Valdir Zamboni ressaltou a importância em se pesar qual é o risco do procedimento para paciente, levando em consideração lesões associadas e a taxa de mortalidade. “Quais são os objetivos técnicos?”, questionou.

O Dr. Zamboni ainda considerou a necessidade de se ter organização para fazer a toracotomia de reanimação, além de ter o material adequado para disponível na sala de emergência.

Seleção do paciente

Na sequência, o TCBC José Cesar Assef afirmou que a toracotomia de reanimação já foi usada de uma forma muito liberal. “É uma medida que salva vidas quando é bem indicada”, disse o Dr. Assef. Ele listou uma série de fatores – como idade, tipo de trauma, sinais vitais e sinais de vida – que precisam ser avaliados para selecionar bem o paciente que vai ser indicado para este tipo de procedimento.

Questionamentos

O coordenador deste Webinar, o TCBC Gerson Alves Pereira Junior, levantou algumas questões para o Dr. Bruno Pereira responder, envolvendo a toracotomia de reanimação. Uma delas foi sobre quais materiais são fundamentais para fazer o procedimento.

O Dr. Pereira Junior também expôs as perguntas feitas pelas pessoas que acompanharam o evento pelas redes sociais do CBC para o palestrante esclarecer.

——————
O próximo Webinar CBC será na segunda-feira (05/04) e vai abordar o tema: “A Pandemia e os seus efeitos na cirurgia”. Para receber avisos sobre todas as nossas transmissões, inscreva-se no canal do CBC no YouTube e assine as notificações.