Tratamento não operatório no trauma abdominal é discutido no CBC para VOCÊ

O CBC para VOCÊ da última segunda-feira (18/10) debateu o tema “Tratamento não operatório no trauma abdominal: Quando erramos na indicação?”.

O TCBC Ricardo Breigeiron (RS) foi o moderador e o palestrante do evento, que teve a participação dos TCBCs Sizenando Vieira Starling (MG), Maurício Godinho (SP) e Tércio de Campos (SP) como debatedores.

 Acesse nosso canal no YouTube e assista à íntegra do 69º Webinar CBC.

A palestra

O  TCBC Ricardo Breigeiron começou a apresentação falando sobre o trauma penetrante e o trauma contuso. O cirurgião explicou a importância do exame físico seriado e discorreu sobre a diferença entre bons resultados, complicação/erro e falha.

Outro ponto abordado pelo palestrante foi sobre quando não indicar TNO.  Tópicos como lesão despercebida, hematoma subcapsular e exames de imagem, entre outros, foram explorados durante o CBC para VOCÊ.  

Breigeiron ressaltou o cuidado que se deve ter com qualquer tipo de marca no abdome, assim como a cinemática do trauma. Para concluir a aula, o médico listou itens essenciais para se alcançar bons resultados.

O debate

Depois da palestra de Breigeiron, houve espaço para os debatedores discutirem o tema do evento e trocarem informações sobre o TNO. Cada um dos debatedores teve a oportunidade de compartilhar suas considerações relacionadas à temática. 

– – – – – – – – – – – – – –

O próximo CBC para VOCÊ será transmitido às 19h da segunda-feira (25/10). Quer receber avisos sobre todas as nossas lives? Inscreva-se no canal do CBC no YouTube e assine as notificações.