Treinamento em cirurgia de parede abdominal no cenário atual da residência médica é debatido no Webinar CBC

O Webinar CBC da última segunda-feira (22) abordou o tema “Treinamento em cirurgia de parede abdominal no cenário atual da residência médica”, que se dividiu em dois assuntos: “Ensino da cirurgia de parede abdominal no cenário atual da Residência Médica” e “Ensino da cirurgia minimamente invasiva da parede abdominal”.

O Webinar foi transmitido pelas redes sociais do CBC e teve os TCBCs Renato Miranda de Melo (GO) e Miguel Prestes Nacul (RS) como palestrantes. O TCBC Luiz Vianna (BA) atuou como coordenador, enquanto o TCBC Maurício Andrade Azevedo (SP) e o ACBC Leonardo Cunha (BA) foram os debatedores do encontro online.

Se você perdeu o Webinar CBC desta semana, assista à íntegra do encontro no nosso canal no YouTube:

 

Empatia

O TCBC Renato Miranda de Melo (GO) foi o primeiro palestrante a falar. “Não se trata apenas de um treinamento, é um ensino”, afirmou. O Dr. Melo ressaltou a importância de o cirurgião sempre se colocar no lugar do paciente, para entender o sofrimento que ele pode estar sentindo.

Além de citar a empatia, lembrou que sempre é preciso levar em consideração questões éticas e de humanidade. Também disse que o papel do cirurgião é curar as feridas dos pacientes e que toda cirurgia começa na pele.

Grandes avanços

O TCBC Miguel Prestes Nacul (RS) afirmou que os cirurgiões precisam aprender a operar novamente, ao explanar sobre cirurgias minimamente invasivas. Ele explicou como as inovações tecnológicas, o desenvolvimento técnico e os treinamentos foram e continuam sendo essenciais para a evolução dessa área.

“É um ambiente muito diferente, com dinâmicas muito peculiares”, explicou o Dr. Miguel. Por essa razão, defendeu a necessidade de treinamentos específicos para videocirurgia, inclusive por meio de simulação – para alcançar melhores resultados e com mais segurança.

Debate

Ao entrar na parte dos debates, o TCBC Luiz Vianna (BA) agradeceu a presença de membros do CBC acompanhando a live e enviando perguntas. Também observou que profissionais do Paraguai e do Equador assistiram ao Webinar CBC.

Os debatedores do evento, o TCBC Maurício Andrade Azevedo (SP) e o ACBC Leonardo Cunha (BA), completaram o encontro levantando questões para discutir com os palestrantes, aprofundando ainda mais o tema. A zona de conforto dos cirurgiões e a diferença entre treinamento e ensino foram assuntos abordados nesse momento do evento.

——————
O próximo Webinar CBC vai ser na segunda-feira (29/03) e terá o seguinte tema: “Situações críticas no trauma abdominal”. Para receber avisos sobre todas as nossas transmissões, inscreva-se no canal do CBC no YouTube e assine as notificações.