Webinar CBC debate Consenso Brasileiro de Câncer Gástrico

O Webinar CBC da última segunda-feira (15) debateu o Consenso Brasileiro de Câncer Gástrico a partir de duas questões – “Cirurgia Up-Front: Quando indicar?” e “Linfadenectomia D2: Quando indicar?”.

O Webinar foi transmitido pelas redes sociais do CBC e teve os TCBCs Marcus Fernando Kodama P. Ramos (SP) e Leandro Cardoso Barchi (SP) como palestrantes. O TCBC Antonio Carlos Westin (RS) atuou como coordenador, enquanto o TCBC Paulo Kassab (SP) e o TCBC Ulysses Ribeiro Junior (SP) foram os debatedores do evento online, que teve a presença do Mestre do CBC Rio Grande do Sul, o Dr. Fernando Figueiredo, na abertura do Webinar.

Quem não conseguiu acompanhar o Webinar CBC desta semana, pode assistir à íntegra do encontro no nosso canal no YouTube:

Quando indicar?

O TCBC Marcus Fernando Kodama P. Ramos começou a palestra abordando a Cirurgia Up-Front. O médico disse que ela é indicada para os tumores obstrutivos. “Cirurgia é a modalidade curativa do câncer gástrico”, afirmou.

Na sequência, o TCBC Leandro Cardoso Barchi expôs estudos relacionados à Linfadenectomia D2. Atualmente, de acordo com o material apresentado, a Linfadenectomia D2 pode ser considerada um tratamento padrão para esse tipo de câncer, com exceção dos casos em que o paciente está com a saúde muito frágil.

Considerações

O TCBC Paulo Kassab ressaltou que, ao ser feita por mãos experientes, a Linfadenectomia D2 diminui a mortalidade e aumenta a sobrevida.

Questões sobre os tópicos debatidos ao longo das explanações foram levantadas pelo TCBC Ulysses Ribeiro Junior. Ao ser indagado, o Dr. Ulysses afirmou que recomenda cirurgias estendidas para tumores avançados.

Dúvidas

O coordenador do Webinar, o TCBC Antonio Carlos Westin, dividiu as dúvidas do público com os demais médicos, que responderam às questões solicitadas.

——————
O próximo Webinar CBC será na segunda-feira (22/03). Para receber avisos sobre todas as nossas transmissões, inscreva-se no canal do CBC no YouTube e assine as notificações.