Webinar CBC debate Medicina Aeroespacial com especialistas da área

O 51º Webinar CBC debateu o seguinte tema: “Medicina Aeroespacial – Conceitos, Transporte de Resgate”.

O evento online contou com a moderação do TCBC Luiz Carlos von Bahten (PR). O Dr. Marcos Berti Cavalcanti (RO) foi o palestrante do encontro, que teve a participação do Dr. Ricardo Galesso Cardoso (SP) e do TCBC Maurício Godinho (SP) como debatedores.

Não conseguiu acompanhar o Webinar CBC ao vivo ou quer rever o conteúdo? Acesse nosso canal no YouTube e assista à integra do evento.

Condições anormais

O Dr. Marcos Berti Cavalcanti explicou que a Medicina Aeroespacial trata-se de atender uma fisiologia normal em condições anormais.

O objetivo desta disciplina é atender, consultar, orientar, informar, prevenir e conscientizar os aeronautas, os tripulantes e os comissários de voo para as condições ambientais em que vão trabalhar.

De acordo com o palestrante, a segurança de voo é algo inegociável e é responsabilidade de todos. As modalidades do transporte aeromédico, as operações aeromédicas, a multimissão dos profissionais e o gerenciamento de riscos inerentes foram citados ao longo da exposição do Dr. Berti, entre outras questões relacionadas ao tema.

“O transporte aéreo é para muitos a única esperança de salvação”, afirmou.

A troca de conhecimentos

Depois da apresentação do Dr. Berti, os debatedores – o Dr. Ricardo Galesso Cardoso e o TCBC Maurício Godinho – fizeram suas considerações sobre o assunto. Foi solicitado ao palestrante detalhar a complexidade de um resgate aéreo.

Os comentários feitos pelo público que assistiu ao Webinar CBC foram compartilhados com os participantes, que puderam dividir seus conhecimentos com todos.

Na parte final do evento, os especialistas tiveram a oportunidade de concluir suas ponderações em relação à Medicina Aeroespacial e aos desdobramentos que ela impõe no dia a dia dos profissionais e dos pacientes.