Webinar CBC volta a abordar a Gestão da Remuneração Médica

No último Webinar CBC, transmitido na segunda-feira (12/04), a Gestão da Remuneração Médica voltou a ser assunto do evento – com o tema: “Como surgiram as tabelas de honorários médicos”.

O encontro online teve o Dr. Luis Fernando Perin como palestrante. O TCBC Roberto Saad Jr. atuou como coordenador do Webinar, e o Dr. José Fernando Macedo e a Dra. Miyuki Goto foram os debatedores do evento.

Não assistiu ao último Webinar? Quer rever tudo o que foi discutido? Assista à íntegra do evento no nosso canal no YouTube: 

A história das tabelas de honorários médicos

Com a apresentação de um vídeo de 15 minutos, o palestrante contou como surgiram as tabelas de honorários médicos. Em 1967, criou-se a 1ª tabela de honorários médicos.

O Dr. Luis Fernando Perin expôs, no vídeo, uma série de assuntos que se relacionam com a questão dos honorários médicos – como a ausência de conhecimentos comercial e administrativo, a desunião da classe médica, o aumento da competitividade no mercado e as divergências entre as especialidades.

Como valorizar o trabalho?

Abrindo os debates do Webinar, a Dra. Miyuki Goto afirmou que “todo mundo palpita sobre o valor do honorário médico”. Ela disse que os médicos precisam aprender a valorizar o próprio trabalho. Além disso, pontuou que cobrar faz parte do trabalho do médico.

O Dr. José Fernando Macedo também afirmou que o dinheiro faz parte da profissão do médico. Porém, os estudantes de medicina saem da universidade sem entender nada de gestão financeira.

Empatia e resgate da estima

Na etapa final do evento, o TCBC Roberto Saad Jr. compartilhou os comentários feitos pela plateia do Webinar com os participantes, que puderam interagir explicando mais detalhes sobre o tema.

Neste momento, o Dr. Luis Fernando Perin afirmou que é preciso ter empatia com todos: “Não só com os pacientes, mas também com os nossos colegas”. Já a Dra. Miyuki Goto ressaltou a necessidade de se resgatar a estima dos médicos.

“Não podemos desistir nunca”, finalizou o TCBC Roberto Saad Jr.

——————

O próximo Webinar CBC será na segunda-feira (09/04), com o seguinte tema: “Trauma de Tórax”. Para receber avisos sobre todas as nossas transmissões, inscreva-se no canal do CBC no YouTube e assine as notificações.