34º Congresso Brasileiro de Cirurgia – CBC realiza V Fórum de Educação Médica em Cirurgia William Saad Hossne

O 34º Congresso Brasileiro de Cirurgia – CBC recebeu na manhã de sábado (04/09) o V Fórum de Educação Médica em Cirurgia William Saad Hossne.

Foram realizadas duas palestras durante a mesa-redonda:

  • Atividade profissionais confiáveis (EPAs) em cirurgia – como e onde aplicar?, com a TCBC Izabel Cristina Meister Martins Coelho
  • Relato de experiência com as EPAs em programa de residência, com o TCBC Eduardo Nacur Silva

O TCBC Aristides Augusto Palhares Neto atuou como o moderador da mesa-redonda, que teve a participação dos TCBCs Adnan Neser e Magali da Silva Sanches Machado como debatedores.

Atividade profissionais confiáveis (EPAs) em cirurgia – como e onde aplicar?

A TCBC Izabel Cristina Meister Martins Coelho iniciou a palestra explicando que as EPAs objetivam um currículo baseado em competências. Trata-se da aquisição de competências integrando os conhecimentos, habilidades e atitudes para atuar na prática profissional – o que deve ser confirmado em ambiente de trabalho.

De acordo com a exposição da Dra. Izabel, as EPAs são espaços para que o graduando ou o residente possam desempenhar a prática profissional sem supervisão direta. Uma das questões que a palestrante abordou foi: o que e como os residentes são avaliados?

“A ideia é desenvolver as competências na vida real, permitir o adequado desenvolvimento das competências dos estudantes e residentes em cenários reais permitindo que eles ganhem responsabilidade e confiança para exercer a profissão”, disse.

A aplicação das EPAs na era digital também foi assunto da aula da Dra. Isabel.

Relato de experiência com as EPAs em programa de residência

O TCBC Eduardo Nacur Silva usou a experiência da Santa Casa de Belo Horizonte com EPA em Cirurgia Geral. Ele explicou o que é uma EPA e falou sobre a transição de um currículo baseado em tempo para competências.

“As competências descrevem pessoas, e as EPAs descrevem trabalho”, afirmou. Segundo o cirurgião, com as EPAs, é preciso gerenciar o conhecimento.

Silva mostrou os cinco níveis de competências das EPAs que, como ressaltou, devem ser contínuos. Ele ainda esclareceu que a exigência do nível muda em cada ano do programa de residência.

O debate

Após as exposições, os moderadores puderam comentar as duas palestras e fazer perguntas para se aprofundar nos temas, enquanto o moderador provocou reflexões.

Para finalizar a mesa redonda, os palestrantes complementaram os assuntos relacionados às suas apresentações e tiraram as dúvidas dos colegas.