Um dos destaques do 34º Congresso Brasileiro de Cirurgia – CBC na sexta-feira (03/09) foi a mesa-redonda que discutiu o tema: “Atendimento Inicial ao Politraumatizado em 2021”, com duas palestras:
- Reanimação Hemodinâmica, com o TCBC Bruno Monteiro Tavares Pereira
- Ultrassonografia na Sala de Emergência, com o TCBC Carlos Augusto Metidieri Menegozzo
O TCBC Edivaldo Massazo Utiyama foi o moderador, e os TCBCs Mauricio Godinho e Paulo de Oliveira, debatedores.
Reanimação Hemodinâmica
A reanimação hemodinâmica, de acordo com o TCBC Bruno Monteiro Tavares Pereira, funciona como uma engrenagem. Os passos da reanimação hemodinâmica, a justificativa para o protocolo e os objetivos foram abordados durante a apresentação.
Pereira também falou sobre a necessidade em interromper a coagulopatia no trauma e mostrou artigos relacionados ao tema. Segundo o que foi exposto por Pereira, 25% das vítimas de trauma chegam com coagulopatia.
Outro ponto que fez parte da aula de Pereira foi o protocolo de transfusão maciça: quando indicar? Pereira ainda discorreu sobre o controle da fibrinólise, da hipertermia e da hipoxemia.
Ultrassonografia na Sala de Emergência
O TCBC Carlos Augusto Metidieri Menegozzo iniciou a palestra afirmando que iria focar no atendimento inicial, pois o tema é bastante complexo.
A intubação esofágica, conforme Menegozzo, evita a distensão gástrica e reduz o risco de broncoaspiração e da hipoxemia. O cirurgião falou também sobre os benefícios do protocolo E-fast e explicou como é o protocolo
Rush. Além disso, citou alguns tipos de procedimento, como o acesso venoso central e a drenagem pleural ecoguiada.
Menegozzo lançou a seguinte pergunta: “Ultrassom é o novo estetoscópio?”. Para concluir a palestra, relatou algumas limitações do uso da ultrassonografia na sala de emergência.
“Eu defendo tentar incorporar a utilização do ultrassom em várias etapas e fazer uma mudança no atendimento inicial no Brasil inteiro”, afirmou.
O debate
Depois das duas palestras, os moderadores da mesa-redonda comentaram as apresentações dos colegas e tiraram dúvidas sobre os assuntos abordados. Os palestrantes também responderam às perguntas recebidas pelo chat.
Antes de encerrar o debate, o moderador da mesa-redonda, o TCBC Edivaldo Massazo Utiyama, ressaltou que “a medicina é uma ciência de verdades transitórias”.