“Atendimento Pré-Hospitalar Tático” é tema do CBC para VOCÊ

O tema do CBC para VOCÊ da última segunda-feira (23/08) foi: “Atendimento Pré-Hospitalar Tático”. O assunto foi exposto pelo palestrante TCBC Rodrigo Silvestre (SP).

O TCBC Luiz Carlos von Bahten (PR) foi o moderador do evento, enquanto o TCBC Joaquim Simões Neto (SP) e o ACBC Luís Gustavo de Oliveira (RJ) atuaram como debatedores.

O 61º Webinar CBC foi transmitido nas plataformas digitais do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. A íntegra do evento pode ser conferida na íntegra no canal do CBC no YouTube.

A palestra

O TCBC Rodrigo Silvestre falou sobre o Tactical Combat Casualty Care (TCCC), que é usado por todas as Forças Armadas dos EUA e das nações aliadas.

Ele abordou diversos assuntos relacionados ao TCCC, como os cuidados táticos, os cuidados com os feridos em campo de batalha e os ambientes de cuidados ao trauma, entre outros. Também explicou a diferença do atendimento pré-hospitalar ao trauma nas esferas militar e civil.

De acordo com os dados apresentados por Silvestre, quase 90% das mortes ocorrem antes da chegada da vítima à Instalação de Atendimento Médico. O palestrante mostrou uma comparação das estatísticas de vítimas de batalhas entre 1941 e 2005 e explicou por que o tratamento está melhor.

As três fases de cuidados do TCCC também foram abordadas ao longo da palestra.

O debate

Depois da palestra, os demais participantes do CBC para VOCÊ complementaram o debate com suas considerações sobre o tema e fizeram perguntas a Silvestre.

A temática do Webinar gerou bastante curiosidade no público. Dezenas de questionamentos e comentários foram enviados pelas redes sociais e discutidos junto ao palestrante, aos debatedores e ao moderador.

– – – – – – – – – – – – – –

O próximo CBC para VOCÊ será transmitido às 19h da segunda-feira (30/08) e debaterá o tema: “ Current perspective in robotic hernia repair”. Quer receber avisos sobre todas as nossas lives? Inscreva-se no canal do CBC no YouTube e assine as notificações.