Um dos destaques das conferências internacionais no domingo (05/09), o último dia o 34º Congresso Brasileiro de Cirurgia – CBC, foi a que discutiu o tema: “Brazil Chapter American College of Surgeons”.
Veja quem foram os participantes desta conferência internacional, que teve duas palestras:
- ECBC Octavio Pires Vaz
- TCBC Paulo Roberto Corsi
- TCBC Maria Isabel Toulson D. Correia
- HiCBC Patrícia L. Turner – The American College of Surgeons: The Value of Membership
- HiCBC Clifford Ko – Update in NSQIP
The American College of Surgeons: The Value of Membership
A HiCBC Patrícia L. Turner explicou durante a palestra quais são as cinco divisões do ACS, os princípios de qualidade e as iniciativas para garantir qualidade aos pacientes. Ressaltou que o ACS tem mais de 100 anos voltados para a melhoria da qualidade.
A palestrante citou a importância da revisão por pares e de criar uma cultura cirúrgica para minimizar os erros e manter a qualidade.
Os programas de desenvolvimento do ACS, a divisão que a entidade tem na área de educação e os benefícios em ser membro também foram pauta da exposição da Dra. Patrícia.
De acordo com a HiCBC, o Brasil é uma das melhores sucursais do ACS.
Update in NSQIP
A palestra do HiCBC Clifford Ko abordou o que é o programa NSQIP e o porquê de ter sido criado. Ko ressaltou o quanto os dados são importantes para dar suporte às melhorias.
“Dados dizem a verdade, apontam onde precisa melhorar e a traçar estratégias para investir os recursos”, afirmou.
A relevância do ajuste pelo risco e a sua metodologia foram explicados pelo palestrante. Ele também mostrou hospitais que participam do programa.
O debate
Todos os participantes da conferência puderam, depois das duas palestras, debater o tema. Fizeram suas observações e esclareceram dúvidas com os palestrantes.