Artigos Recentes

PARTES II, III, IV e V: TEORIA DA RELATIVIDADE GERAL

Que o espaço apresenta 4 dimensões, isso nós já explicamos ao discutir a teoria da relatividade restrita: três dimensões do espaço e uma do tempo. Este capítulo não precisa ser lido se o leitor concordar que o universo tem 4 dimensões, mas para quem quiser relembrar vou repetir o que escrevi no livro anterior ao… Ler mais »

Parte IX – Teoria da Relatividade

Parte IX – RESUMO E COMENTÁRIOS FINAIS Sobre a teoria da relatividade restrita de Einstein Com o objetivo de tornar mais claro tudo o que foi escrito neste livro, colocarei nestas páginas finais, de maneira bem resumida, como amadureceu a teoria da relatividade restrita de Einstein. Ao mesmo tempo, quero tecer comentários pertinentes, para que… Ler mais »

A contribuição que veio da Polônia para a Medicina popular brasileira

Por Rodrigo Felippe Ramos, TCBC-RJ No Brasil do século XIX, o acesso à saúde, principalmente nas regiões não litorâneas, era extremamente difícil. Ademais, diversas doenças ainda pouco conhecidas à luz da ciência não tinham ainda tratamento específico. Até mesmo aqueles que praticavam a arte de curar sem serem médicos titulados, como barbeiros, curandeiros, rezadeiras etc., nem… Ler mais »

Parte VIII – Teoria da relatividade

Hermann Minkowski (1864-1909) foi um dos professores de Einstein no Instituto Politécnico de Zurique. Nessa época nenhum professor acreditava na potencialidade de Einstein. Diz a lenda que era mal aluno. Não é verdade! Mas era questionador, não aceitava respostas não muito convincentes, não obedecia ordens e bradava que o pensamento era livre, o que esses… Ler mais »

PARTE VII – Teoria da relatividade

CONSEQUÊNCIAS DA TEORIA DE EINSTEIN: COISAS MALUCAS ACONTECEM COM A SIMULTANEIDADE, TEMPO, ESPAÇO E MASSA A SIMULTANEIDADE SEGUNDO A TEORIA DE EINSTEIN A primeira coisa eu chamo de “maluca”, porque o que vamos entender agora foge do nosso senso comum e, sim, vai parecer maluca. O fato que narrarei só pode acontecer por dois motivos… Ler mais »

PARTE VI – Teoria da relatividade

PENSAMENTO DE EINSTEIN: EUREKA Na época de Einstein, o problema da luz ainda estava mal explicado, e havia aqueles que acreditavam na teoria de Lorentz e Fitzgerald, com éter e tudo! De qualquer modo, esse era o problema que Einstein se empenhou, pois deveria harmonizar vários fatos mal explicados como já descrevi. Aliás, Einstein tentava… Ler mais »

A fístula do rei e o reconhecimento da Cirurgia

A monarquia francesa vivia seu apogeu em meados do século XVII. A França se consolidou como a maior do planeta, principalmente por vitórias em conflitos com outras potências, como a Guerra Franco-Holandesa, a Guerra dos Nove Anos e a Guerra da Sucessão Espanhola. Mas o maior símbolo do poder francês era o seu rei, Luís… Ler mais »

Parte V – teoria da relatividade

PARTE III – ELETROMAGNETISMO ELETRICIDADE, MAGNETISMO (FAÇA-SE A LUZ). O leitor deve estar se perguntando: o que tem a ver a luz, o magnetismo e a eletricidade com a teoria de relatividade restrita de Einstein? Bom, o leitor tem razão, aparentemente nada tem a ver, no entanto todas essas grandezas estavam sendo analisadas de modo… Ler mais »

O atentado, a bordadeira, o aviador e o Prêmio Nobel: a vida de Alexis Carrell

Embora a França de 1984 estivesse passando por intensas turbulências políticas, o presidente Marie-François Sadi Carnot foi recebido na cidade de Lyon com toda a pompa e circunstância. Após um banquete na Câmara de Comércio, por volta das 21 hs do dia 24 de junho, Carnot entrou no banco de trás da viatura presidencial e… Ler mais »