Artigos Recentes

PARTE VII – Teoria da relatividade

CONSEQUÊNCIAS DA TEORIA DE EINSTEIN: COISAS MALUCAS ACONTECEM COM A SIMULTANEIDADE, TEMPO, ESPAÇO E MASSA A SIMULTANEIDADE SEGUNDO A TEORIA DE EINSTEIN A primeira coisa eu chamo de “maluca”, porque o que vamos entender agora foge do nosso senso comum e, sim, vai parecer maluca. O fato que narrarei só pode acontecer por dois motivos… Ler mais »

PARTE VI – Teoria da relatividade

PENSAMENTO DE EINSTEIN: EUREKA Na época de Einstein, o problema da luz ainda estava mal explicado, e havia aqueles que acreditavam na teoria de Lorentz e Fitzgerald, com éter e tudo! De qualquer modo, esse era o problema que Einstein se empenhou, pois deveria harmonizar vários fatos mal explicados como já descrevi. Aliás, Einstein tentava… Ler mais »

A fístula do rei e o reconhecimento da Cirurgia

A monarquia francesa vivia seu apogeu em meados do século XVII. A França se consolidou como a maior do planeta, principalmente por vitórias em conflitos com outras potências, como a Guerra Franco-Holandesa, a Guerra dos Nove Anos e a Guerra da Sucessão Espanhola. Mas o maior símbolo do poder francês era o seu rei, Luís… Ler mais »

Parte V – teoria da relatividade

PARTE III – ELETROMAGNETISMO ELETRICIDADE, MAGNETISMO (FAÇA-SE A LUZ). O leitor deve estar se perguntando: o que tem a ver a luz, o magnetismo e a eletricidade com a teoria de relatividade restrita de Einstein? Bom, o leitor tem razão, aparentemente nada tem a ver, no entanto todas essas grandezas estavam sendo analisadas de modo… Ler mais »

O atentado, a bordadeira, o aviador e o Prêmio Nobel: a vida de Alexis Carrell

Embora a França de 1984 estivesse passando por intensas turbulências políticas, o presidente Marie-François Sadi Carnot foi recebido na cidade de Lyon com toda a pompa e circunstância. Após um banquete na Câmara de Comércio, por volta das 21 hs do dia 24 de junho, Carnot entrou no banco de trás da viatura presidencial e… Ler mais »

CAPÍTULO 4 – TEORIA DA RELATIVIDADE RESTRITA DE EINSTEIN

CAPÍTULO IV- TEORIA DA RELATIVIDADE RESTRITA DE EINSTEIN ALBERT EINSTEIN TCBC – ROBERTO SAAD JUNIOR Curiosamente, Newton nasceu no ano em que Galileu morreu. Entre todas as contribuições que Newton deu à Ciência, todos conhecemos “a gravidade”, no entanto, não escreveremos sobre esse assunto no momento, pois ele será muito importante somente quando escrevermos a… Ler mais »

Medicina Narrativa: A Redenção, pelo ECBC-RS JJCamargo

“A pessoa adoece por carência de verdadeiras relações pessoais. Se você lhe der impessoalidade e neutralidade dará exatamente o que lhe causou a doença. Nossa tarefa é a da construção do encontro. E não há encontro que seja impessoal. Impessoal é o desencontro.”  (Hélio Pellegrino) Com os impressionantes avanços da medicina, se pode dizer, com… Ler mais »

Capítulo 3 – Teoria da Relatividade Restrita de Einstein

TEORIA DA RELATIVIDADE RESTRITA DE EINSTEIN ALBERT EINSTEIN TCBC – ROBERTO SAAD JUNIOR Para continuarmos com esta narrativa somos obrigados ainda a contar um pouco mais de história.  UMA BREVE HISTÓRIA SOBRE AS “LEIS DO MOVIMENTO” (é muito importante este histórico) Alguém com muita razão pode se perguntar, mas por que é importante analisar o… Ler mais »

Curiosidades Históricas – A história das infecções em cirurgia (Parte 1), pelo ECBC-SP Isac Jorge Filho

A história das infecções perde-se na escuridão dos tempos. Papiros, como o de Ebers e o de Edwin Smith, de­cifrados de inscrições feitas até 3.000 anos antes de Cristo, já relatavam tratamentos de feridas infectadas realizados pelos egípcios. A ignorância quanto à origem das infec­ções e epidemias levava a “tratamentos” estranhos, sempre relacionados com a… Ler mais »