CBC para VOCÊ debate atendimentos a catástrofes

O CBC para VOCÊ da última segunda-feira (09/08) debateu o tema: “Atendimento a catástrofes – Protocolo START”.

O TCBC Pedro Ferreira (SP) foi o moderador do 59º Webinar, e o Dr. Iuri Tamasauskas (SP) ministrou a palestra do evento. O Dr. Jorge Ribera (SP) e o Dr. Del Manto (SP) participaram como debatedores.

O material completo do CBC para VOCÊ está disponível no nosso canal do YouTube para quem quiser assistir novamente ou para quem não conseguiu acompanhar ao vivo.

A palestra

O palestrante, o Dr. Iuri Tamasauskas (SP), iniciou a apresentação com um vídeo das explosões que aconteceram em Beirute em 2020. Ele também usou imagens de catástrofes ocorridas no Brasil.

Medicina de desastres

O Dr. Iuri Tamasauskas afirmou que a medicina de desastres é diferente da medicina hospitalar. Explicou a importância da gestão da informação e da segurança das equipes.

Ao longo da exposição, citou a Doutrina BREC / USAR, falou sobre os níveis de equipe, os requisitos essenciais ao PC / ACV e compartilhou os 8 passos para instalação SICOE.

O palestrante ainda discorreu sobre quais aspectos devem ser considerados ao avaliar uma situação e afirmou a importância em atender o maior número de vítimas da melhor maneira possível.

O debate

Depois da palestra do Dr. Iuri Tamasauskas, os debatedores puderam comentar a aula, complementar o assunto exposto a partir de outras experiências. O moderador e os debatedores também fizeram perguntas ao palestrante.

O evento foi encerrado com as considerações finais de todos os participantes.

– – – – – – – – – – – – – –

O próximo CBC para VOCÊ será transmitido às 19h da segunda-feira (16/08) e debaterá o tema: “Condutas cirúrgicas modernas em oncologia mamária”. Quer receber avisos sobre todas as nossas lives? Inscreva-se no canal do CBC no YouTube e assine as notificações.