CBC para VOCÊ tem duas palestras sobre medicina paliativa

O CBC para VOCÊ da última segunda-feira (04/10) debateu o tema “Medicina paliativa: A reafirmação da vida!”. As palestrantes do 67º Webinar CBC foram a Dra. Maíra Pereira Dantas (BA) e a Dra. Ursula Guirro (PR).

O TCBC Leonardo Emílio da Silva (GO) participou do encontro online como moderador, enquanto o Dr. Antonio Couto (RJ) e o TCBC Roberto Saad Jr (SP) atuaram como debatedores.

Não conseguiu acompanhar a transmissão ao vivo? A íntegra do evento está disponível no nosso canal no YouTube.

Qualidade de vida do paciente

A Dra. Maíra Pereira Dantas iniciou a palestra dizendo que a medicina paliativa promove a qualidade de vida do paciente. De acordo com dados apresentados pela médica, cerca de 80% das pessoas precisarão de cuidados paliativos em algum momento da vida.

Ela falou sobre a dificuldade em dar o suporte adequado aos pacientes. A Dra. Maíra também resgatou momentos importantes relacionados ao tema: a criação da área de atuação médica em medicina paliativa e os primeiros programas de residência médica em medicina paliativa no país.

“A medicina paliativa não pode ser um privilégio, ela tem que ser compartilhada para todos os cidadãos”, afirmou.

A médica ainda falou sobre os cuidados que os profissionais devem ter para não adoecer diante dos sofrimentos do paciente e dos dilemas éticos e bioéticos com os quais irão se deparar ao longo da jornada.

Abordagem paliativa

A Dra. Ursula Guirro foi a 2ª palestrante do evento. “Não existe sentido na vida durante uma crise”, afirmou a médica logo no começo da apresentação.

Anestesiologista por formação, a Dra. Ursula discorreu sobre a necessidade da abordagem em equipe dentro da medicina paliativa e falou sobre o relacionamento com os pacientes e seus familiares.

O foco do cuidado, a terapia modificadora da doença e o suporte ao luto da família foram alguns dos tópicos abordados pela Dra. Ursula. Ela também explicou como é a medicina paliativa para os profissionais que não são especialistas na área.

Um dos gráficos exibidos durante a palestra da Dra. Ursula apontou as fases da medicina paliativa: os cuidados paliativos e no fim da vida, o processo de morrer e o acolhimento aos familiares durante o luto.

O debate

Depois das duas palestras, os demais participantes do Webinar puderam fazer suas considerações sobre o tema e dividir questões em torno da morte. Os convidados ainda responderam as perguntas recebidas pelo público que acompanhava o evento pelo canal do CBC no YouTube.

– – – – – – – – – – – – – –

O próximo CBC para VOCÊ será transmitido às 19h da segunda-feira (11/10) e debaterá o tema “Técnica de Lázaro da Silva para correção de hérnia incisional”. Quer receber avisos sobre todas as nossas lives? Inscreva-se no canal do CBC no YouTube e assine as notificações.