Inteligência emocional no dia a dia do cirurgião é debatido no Webinar CBC

O Webinar CBC da última segunda-feira (10/05) abordou o tema “O Cirurgião e a Inteligência Emocional” e foi transmitido nas redes sociais da instituição.

O Dr. Rodolfo Pires de Abulquerque (SP) foi o palestrante do evento, que contou com a coordenação do TCBC Paulo Roberto Corsi. Os TCBCs Ramiro Colleoni (SP) e Marcelo Gonçalves (PB) atuaram como debatedores do encontro online.

Quem não conseguiu acompanhar o Webinar CBC ao vivo pode acessar a íntegra do evento no nosso canal no YouTube.

Emoções e sentimentos

Na abertura do encontro, o TCBC Paulo Roberto Corsi fez uma breve introdução ao tema. Em seguida, o Dr. Abulquerque iniciou a apresentação e falou sobre a importância da inteligência emocional, que é a capacidade de lidar com emoções e sentimentos próprios e das outras pessoas.

Autoconhecimento e empatia, de acordo com o palestrante, são fundamentais para o desenvolvimento da inteligência emocional. O autocontrole foi apontado como quesito muito valioso para o sucesso de todos na vida.

Relacionamentos médicos, sem empatia, também foram comentados pelo Dr. Abulquerque. Ele sinalizou que, para desenvolver uma boa relação entre profissionais e pacientes, é preciso se colocar no lugar do outro. “Não desligar o mecanismo empático”, explicou.

Resultados alcançados

O TCBC Marcelo Gonçalves afirmou que os resultados que tem alcançado ao longo da carreira se devem à inteligência emocional. Este é um ponto que Gonçalves disse gostar de compartilhar com seus alunos no ambiente acadêmico.

Para o debatedor, as chamadas “soft skills” precisam estar alinhadas com as capacidades técnicas dos cirurgiões.

Avalanche de novas informações

No seu momento de participação no debate, o TCBC Ramiro Colleoni disse que as gerações estão mudando em ciclos cada vez mais rápidos. “É uma avalanche de novas informações”, afirmou.

Ele avalia que essas mudanças refletem no mercado de trabalho. Colleoni ainda falou sobre a necessidade de se cultivar um ambiente saudável entre equipes multidisciplinares na área da saúde. “Como transformar um ambiente tóxico?”, indagou.

Troca de saberes

Questionamentos e trocas de saberes entre os médicos conduziram a discussão sobre o assunto que foi o tema do evento, juntamente com os comentários feitos pelas pessoas que acompanharam o Webinar nas plataformas digitais do CBC.


O próximo Webinar CBC, que vai ser na segunda-feira (17/05), terá o tema: “Urgências Ginecológicas – O que o Cirurgião Geral precisa saber”. O evento será transmitido, às 19h, nas nossas redes sociais. Para receber avisos sobre todas as nossas lives, inscreva-se no canal do CBC no YouTube e assine as notificações.