“Protocolo de transfusão maciça” é tema do CBC para VOCÊ

O CBC para VOCÊ da última segunda-feira (19/07) debateu o tema: “Protocolo de transfusão maciça”. O 56º Webinar CBC foi transmitido nos canais digitais do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

O TCBC Andre Gusmão Cunha (BA) foi o coordenador do Webinar, e o TCBC Bruno Monteiro Tavares Pereira (SP) foi o palestrante da noite. Os TCBCs Ricardo Breigeiron (RS) e Mauricio Godinho (SP) também participaram do evento como debatedores.

Não conseguiu acompanhar ao vivo ou quer assistir mais uma vez ao CBC para VOCÊ? Acesse nosso canal no YouTube e assista à íntegra do evento.

A palestra

O palestrante, o TCBC Bruno Monteiro Tavares Pereira, abriu a apresentação falando sobre medidas iniciais, reanimação hemostática, correção dos distúrbios metabólicos e cirurgia de controle de danos.

Ao longo da palestra, outros tópicos foram abordados – como o transporte de oxigênio, os objetivos da reanimação hemostática e a coagulopatia do trauma.

O palestrante afirmou que a principal causa de morte evitável no trauma é a hemorragia e o quanto é necessário evitar a hemodiluição.

O debate

Depois da apresentação, os debatedores puderam fazer observações sobre o conteúdo exposto e também complementar com outras informações.

Os TCBCs Ricardo Breigeiron e Mauricio Godinho compartilharam conhecimentos e experiências que já viveram em relação à temática do Webinar.

Quem assistiu ao evento enviou comentários e perguntas para os participantes do CBC para VOCÊ pelo chat – uma das dúvidas era sobre transfusão de plaquetas. A aula foi bastante elogiada por quem acompanhou o Webinar.

Para concluir o encontro online, todos os TCBCs fizeram suas considerações finais.

– – – – – – – – – – – – – –

O próximo CBC para VOCÊ será transmitido às 19h de segunda-feira (26/07) e vai debater “Estado da Arte: Cirurgia Robótica para o Câncer Gástrico”. Quer receber avisos sobre todas as nossas lives? Inscreva-se no canal do CBC no YouTube e assine as notificações.