“Radiologia Intervencionista para o Cirurgião-Geral” é debatida no Webinar CBC

O Webinar realizado na última segunda-feira (24/05) e transmitido nas redes sociais do CBC discutiu o seguinte tema: “Radiologia Intervencionista para o Cirurgião-Geral”. Foi o Módulo I do evento, com esta abordagem.

O encontro online teve dois palestrantes, o Dr. Joaquim Maurício da Motta Leal Filho (SP) e o Dr. Gustavo Henrique Vieira de Andrade (PE). O TCBC Luiz Carlos von Bahten (PR) atuou como coordenador, e o Dr. Valdair Francisco Muglia (SP) e o TCBC Julio Cezar Uili Coelho (PR) foram os debatedores.

Se você não acompanhou o Webinar ao vivo ou, caso queira rever o conteúdo, é possível acessá-lo na íntegra:

Procedimentos Intervencionistas Endovasculares

O Dr. Joaquim Maurício da Motta Leal Filho apresentou a 1ª palestra da noite, cujo assunto foi: “Procedimentos Intervencionistas Endovasculares”.

Ele falou sobre as técnicas que fazem parte deste repertório. O profissional compartilhou um artigo trazendo dados – um deles referente à sobrevida – relacionados aos métodos citados. Diferentes tipos de sangramento e de traumas também foram abordados pelo Dr. Joaquim.

Procedimentos Intervencionistas Percutâneos

A 2ª etapa do Webinar CBC contou com a palestra do Dr. Gustavo Henrique Vieira de Andrade: “Procedimentos Intervencionistas Percutâneos”.

O palestrante começou a apresentação falando sobre acessos. “Não existe paciente sem acesso central”, disse.

A retirada de cateteres intravenosos fraturados por técnicas endovasculares, punção biópsia e exemplos de drenagens e de ablações, entre outras questões, foram pauta do Dr. Gustavo ao longo da exposição.

O debate

Após as duas apresentações, o TCBC Luiz Carlos von Bahten deu início ao debate. O Dr. Valdair Francisco Muglia e o TCBC Julio Cezar Uili Coelho fizeram suas considerações sobre os assuntos tratados pelos palestrantes. Além disso, levantaram indagações em torno do tema.

Perguntas e dúvidas enviadas pelos internautas que acompanharam o Webinar foram respondidas pelos médicos. Para encerrar o evento, cada um dos profissionais fez suas considerações finais.

– – – – – – – – – – – – – – –

O próximo Webinar CBC, que será transmitido às 19h de segunda-feira (31/05), terá o tema: “Condutas no Câncer Incidental da Vesícula”. Quer receber avisos sobre todas as nossas lives? Inscreva-se no canal do CBC no YouTube e assine as notificações.