Webinar CBC: “Programa de Qualidade e Segurança Strong for Surgery” é debatido por TCBCs

O Webinar CBC, transmitido na última segunda-feira (26/04) nas nossas redes sociais, abordou o seguinte tema: “Programa de Qualidade e Segurança Strong for Surgery, do American College of Surgeons para o CBC”.

O TCBC Pedro Eder Portari Filho (RJ) atuou como coordenador do evento, e o TCBC Guilherme de Andrade Gagheggi Ravanini (RJ) foi o palestrante da noite. Os TCBCs Paulo Roberto Corsi (SP) e Ramiro Colleoni Neto (SP) participaram como debatedores do encontro online.

Quer rever a apresentação, ou perdeu o evento? Assista à íntegra do Webinar CBC: 

Campanha de saúde

De acordo com o TCBC Guilherme de Andrade Gagheggi Ravanini, o Programa de Qualidade e Segurança Strong for Surgery é uma campanha de saúde pública para engajar pacientes e cirurgiões – com a finalidade de melhorar a saúde em geral e também os resultados pós-operatórios.

O programa tem checklists para o pré-operatório de cirurgias eletivas, existindo quatro pilares iniciais. O palestrante também falou sobre folders específicos para a educação dos pacientes e sobre cuidados necessários no pré-operatório.

Precaução

O TCBC Paulo Roberto Corsi ressaltou que os checklists são fundamentais, inclusive são uma forma de garantir que quem está indo para a sala de cirurgia é o paciente certo. O cirurgião também expôs as precauções que devem ser levadas em consideração nos casos de pacientes que tomam determinados medicamentos.

Implementação

Para o TCBC Ramiro Colleoni Neto, a iniciativa proposta pelo Programa de Qualidade e Segurança Strong for Surgery é bastante clara e deve ser implementada dentro da sua realidade. Também destacou as vantagens do projeto, como a equipe multiprofissional bem entrosada.
O debate

O coordenador deste Webinar CBC, o TCBC Pedro Eder Portari Filho, conduziu a discussão do tema entre todos os participantes, fomentando o debate. Finalizando a etapa de debate do evento, observou que o checklist – além de agregar valor para a consulta – deixa o paciente feliz e com sentimento de acolhimento.

– – – – – – – – – – – – – – – –

O próximo Webinar CBC será na segunda-feira (03/05), com a FELAC, e terá o tema: “A pandemia e a formação dos residentes. Quais os seus prejuízos?”. Para receber avisos sobre todas as nossas transmissões, inscreva-se no canal do CBC no YouTube e assine as notificações.